05 Março 2014 | Redação
Cine Roxy completa 80 anos
Programação inclui uma série de comemorações especiais
Compartilhe:
Enquanto muitos cinemas encerraram suas atividades devido à concorrência com o modelo “multiplex”, o Cine Roxy se fortaleceu e fez história. Assim, chega aos seus 80 anos como principal exibidor da Baixada Santista. Tal conquista será celebrada no próximo dia 15 de março, data em que oficialmente a empresa completa 80 anos de história. Um negócio que passou de pai para filho e chegou ao atual diretor do Roxy, Antônio Campos Neto, conhecido carinhosamente pelo mercado como Toninho Campos.
Publicidade fechar X
“Daqui da avenida que era a Cinelândia, tinha 14 cinemas e ele [Cine Roxy] foi o único que sobreviveu. Em 2003 reformei, 2004 fiz mais uma sala e, em 2010, onde era o nosso principal concorrente, construíram um shopping e eu fiz mais quatro salas. O Cine Roxy, como cinema de rua, foi o único que ficou aqui, na avenida que tinha 14, e hoje é um dos poucos do Brasil”, afirmou Toninho Campos, dono da rede.
E para celebrar toda essa trajetória, o grupo preparou uma série de comemorações. Em 20 de março realizará um evento especial somente para convidados para relembrar algumas de suas histórias, como por exemplo, o primeiro filme exibido: Cântico dos Cânticos, em 1934. O evento marcará também o lançamento de uma exposição com reproduções de reportagens em jornais ao longo dos 80 anos do cinema. (Veja algumas na galeria do Exibidor).
Atualmente, a rede possui 17 salas divididas em quatro conjuntos multiplex, dois em shoppings e outro em um parque: Roxy 5, no Bairro Gonzaga; Iporanga 4, no Shopping Pátio Iporanga; Brisamar 6, no Shopping Brisamar; e um complexo no Parque Anilinas 3.
Em oito décadas, o Roxy é caso raro de cinema que acompanhou a transformação da película ao sistema digital e neste ano estabelece uma nova parceria de evolução tecnológica. Todas as salas das quatro unidades do Roxy terão projetores digitais (2K e 4K) fornecidos pela NEC e tecnologia 3D passiva Volfoni Smart Crystal e Volfoni Diamond, que está sendo lançada este ano nos EUA.
“O segredo é nunca ficar para trás. Não pode perder em nada, em conforto, tecnologia, atendimento. Essa é a receita. Ainda mais nos dias de hoje, onde o público é cada vez mais exigente, eles sentem a diferença”, diz Toninho.
Saiba mais sobre a história do Cine Roxy na reportagem da 10ª edição da Revista Exibidor (pg. 60).
Curiosidades
- O Roxy Brisamar transformou o município em um dos que atrai mais pessoas às salas de projeção, anualmente. São 600 mil espectadores por ano.
- Os jovens formam o principal público do Roxy 5, no tradicional bairro Gonzaga, onde há comércio efervescente, mas também é propício à moradia e bastante movimentado culturalmente.
- A Calçada da Fama do Cine Roxy valoriza profissionais que levam o nome da região a todo o país, onde estão imortalizados o jogador Neymar, o cantor Chorão, o crítico Rubens Ewald Filho, os atores Nuno Leal Maia, Sérgio Mamberti, o produtor Toninho Dantas, entre outros.
- O Cine Roxy será homenageado em curta-metragem feito por jovens do grupo Querô.
Compartilhe:
- 0 medalha