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18 Setembro 2019 | Renata Vomero

Festival do Rio lança financiamento coletivo como alternativa a cortes

Evento sofre risco de cancelamento por conta de falta de apoio

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(Foto: Divulgação)

Marcado para acontecer entre os dias 7 e 17 de novembro deste ano, o tradicional Festival de Cinema do Rio corre o risco de ser cancelado por conta de falta de apoio. O anúncio desta possibilidade foi feito na semana passada pela própria organização do festival, que disse passar por dificuldades desde o início do ano quando houve o corte do patrocínio da Petrobrás.

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Entre idas e vindas, o próprio governador do estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, se comprometeu a ajudar a viabilizar o evento. No entanto, nesta terça-feira, a organização do festival anunciou o lançamento de um financiamento coletivo para garantir sua realização.

Com o nome “Seja Parte do Festival”, a campanha de financiamento foi lançada propondo ajudas do público de R$20, R$50 e R$80 e de até R$50 mil para parcerias institucionais. As informações foram divulgadas no Estado de S. Paulo.

Segundo noticiado nas redes sociais do festival, o financiamento tem três metas. A primeira delas visa alcançar o montante de R$500 mil para 50 filmes estrangeiros convidados e a exibição em 5 cinemas. A segunda meta é de alcançar R$800 mil para, além do objetivo da primeira meta, viabilizar uma Premiére Brasil com 30 filmes selecionados e ampliar a exibição para 10 cinemas. A última meta é de R$1,2 milhão que acrescenta aos primeiros objetivos a realização do Rio Market, um encontro voltado aos profissionais do setor e a Mostra Geração, para crianças, jovens e escolas.

O financiamento coletivo foi cadastrado na plataforma Benfeitoria e pode ser visualizado no site, onde cada meta é explicada. O prazo para o encerramento do apoio coletivo é de 21 de outubro.

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