17 Janeiro 2025 | Redação
Coprodução entre Brasil e Colômbia, "Alma do Deserto", tem trailer divulgado
Compartilhe:
A premiada coprodução Brasil-Colômbia, Alma do Deserto, vencedora do Queer Lion no 81º Festival de Veneza, estreia em 30 de janeiro nos cinemas brasileiros com distribuição da Retrato Filmes e acaba de ter seu trailer divulgado.
O filme acompanha Georgina, uma mulher trans da etnia Wayúu, que luta para obter seu direito básico de ter uma identidade reconhecida. Após perder seus documentos em um incêndio criminoso, provocado pelos próprios vizinhos que não aceitavam sua presença, Georgina embarca em uma jornada de resiliência e coragem para recuperá-los. Apenas com os documentos, ela poderá exercer direitos civis fundamentais, como o direito ao voto nas eleições colombianas.
Dirigido por Mónica Taboada-Tapia, o longa foi exibido na Giornate degli Autori (Venice Days), uma das mostras competitivas do Festival de Veneza, em 2024. Foi a primeira vez que uma produção brasileira venceu o prêmio que reconhece o melhor filme com temática LGBTQIA+ no Festival. O filme tem sido reconhecido internacionalmente e ganhou em dezembro de 2024 dois importantes prêmios no 45º Festival de Havana: o Prêmio Especial do Júri da Competição de Documentários e o Prêmio Arrecife, que é dado ao melhor filme com temática Queer.
Veja o trailer:
Compartilhe:
- 0 medalha