Exibidor

Publicidade

Notícias / Produções / Produção

17 Julho 2020 | Fernanda Mendes

"Antena da Raça" é o representante brasileiro na Mostra Cannes Classics

Compartilhe:

Este ano a Mostra Cannes Classics, programação que acontece paralelamente ao Festival de Cannes, foi adiada e será realizada durante o Festival Lumière, em Lyon, entre 10 e 18 de outubro. O evento foi fundado pelo presidente do Festival de Cannes, Thierry Fremaux, e tem como objetivo homenagear obras e autores clássicos do cinema.

A seleção oficial da Mostra Cannes Classics foi anunciada esta semana e tem uma boa novidade: um filme brasileiro está na lista. O documentário Antena da Raça retoma a experiência transgressora do cineasta Glauber Rocha no programa televisivo “Abertura” – exibido por pouco mais de um ano entre 1979 e 1980, quando foi extinta a TV Tupi.

Na época, Glauber ousou na linguagem televisiva, quebrando as regras das entrevistas na TV, propondo temas polêmicos em um período que o país passava por um processo de redemocratização.

O documentário é dirigido pela filha do cineasta, Paloma Rocha, juntamente com Luís Abramo Campos, que se inspiraram no estilo glauberiano, provocando uma reflexão crítica sobre o processo democrático, o papel da sociedade e sua relação com os meios de comunicação.

“Além de ser um dos mais representativos festivais do mundo e Glauber ter sido premiado nele, a França é um país que se preocupa em preservar e divulgar seu cinema. E permitir a Glauber voltar a esse evento nos dá uma sensação de dupla realização: levar a mensagem dele para esse festival e ter conseguido experimentar uma nova linguagem que lida com essa atemporalidade e não se enquadra em nenhum gênero de cinema. Um filme que mostra Glauber como ele era realmente, todo descabelado e sem camisa. Não é uma obra para inglês ver, como costumamos dizer. É um filme sem paletó, sem smoking, mas com a alma dele sempre presente”, disse Paloma Rocha.

Antena da Raça ainda não tem distribuidora confirmada no Brasil.

Compartilhe:

  • 0 medalha