31 Janeiro 2018 | Vanessa Vieira
CinemaCon 2018 debaterá lucratividade dos cinemas e perfil dos espectadores
Programação parcial do evento ainda conta com a participação confirmada de 11 estúdios
Compartilhe:
Entre 23 e 26 de abril deste ano, será realizada a 7ª edição da CinemaCon, convenção destinada aos mercados de exibição e distribuição cinematográficas. Assim, novamente a cidade de Las Vegas, Estados Unidos, receberá a convenção, que teve sua programação parcial divulgada.
Entre as principais novidades estão duas manhãs de seminários associadas a entidades do mercado norte-americano, a International Cinema Technology Association – ICTA e a National Association of Concessionaires – NAC. No dia 25 de abril, a primeira abordará o cinema como um centro de entretenimento em cinco apresentações, debatendo estratégias para aumento da lucratividade desse negócio em palestras com nomes do mercado representando marcas como MediaMation e Creative Works Inc. Serão abordadas desde ambientes tematizados a tecnologias.
Já a NAC também abordará a lucratividade nos cinemas, porém com o foco nas bombonières. A associação promoverá uma mesa-redonda com profissionais de cinco empresas, entre elas a Christie, o Regal Entertainment Group e a Survey Me.
Estúdios: novidades e confirmados
Já estão confirmadas as apresentações de 11 estúdios, incluindo a primeira participação do Entertainment Studio Motion Pictures. Além disso, as seis majors de Hollywood estão confirmadas: Disney, Fox, Sony, Paramount, Universal e Warner Bros. Por ora, não se sabe ainda se os primeiros passos da compra da Fox pela Disney refletirá na programação. Também estão na programação STX, Amazon Studios, Lionsgate e Focus Features.
Dia internacional
É tradicional do evento oferecer uma programação destinada ao mercado global. Assim, o Dia Internacional da CinemaCon 2018 não fugirá à regra e dará início à convenção com apontamentos sobre o mercado feitos por representantes da exibidora sul-coreana CJ CGV e da distribuidora chinesa Bona Film Group.
Ainda na programação internacional estão inclusos debates sobre fidelização do consumidor “reclamão”, inovação tecnológica e o movimento de mudança contínua do mercado de cinema. O Dia Internacional será fechado com a entrega de prêmios. Entre eles, a Disney receberá o troféu comScore de Conquista Internacional de Bilheteria. Ainda Kurt Rieder, vice-presidente executivo para cinema na 20th Century Fox International, receberá o Prêmio CinemaCon Passepartout e Robert Carraday, presidente da rede latino-americana Caribbean Cinemas, será homenageado com o Prêmio de Conquista em Carreira na Exibição.
Feira de negócios
A convenção abrirá sua feira de negócios na terça-feira, 24 de abril, e já tem algumas suítes confirmadas com marcas como Barco, Christie, NEC, Sony Digital Cinema 4K, Timeplay, 4DX, CinemaNext e Éclair. Vale lembrar que a feira é dividida em duas: uma voltada para a área de alimentação e outra para tecnologia – juntas elas somam mais de 200 marcas expostas.
Uma novidade é a chegada da brasileira Riole, que será expositora pela primeira vez na convenção. A empresa entrou oficialmente no mercado de cinema em 2017, quando também participou pela primeira vez da Expocine.
Outros destaques
A CinemaCon 2018 ainda contará com palestras sobre a gestão de uma equipe de alta performance nos complexos, debates sobre o futuro do cinema evento e o perfil do espectador, screenings ainda não confirmados e entrega de prêmios. Entre os homenageados já confirmados estão Alejandro Ramírez Magaña, CEO da Cinépolis, que receberá o Prêmio Marco de 2017 da NATO; Mike Archer, da ICTA, e Andrew Cretors, da NAC, que receberão o Reconhecimento da Indústria.
Além de Tom Cruise, que será presenteado com o prêmio Pioneiro do Ano da Will Rogers Motion Picture Pioneers Foundation. Até o momento, as celebridades escolhidas para os Prêmios CinemaCon de Conquista da Telona não foram reveladas.
Confira a programação parcial no site oficial do evento e veja também a cobertura do Portal Exibidor da edição de 2017 da CinemaCon.
Compartilhe: