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29 Novembro 2017 | Fernanda Mendes

Dez dicas para impulsionar a renda das bombonières

Larry Etter, diretor da Malco Theatres, atenta para importância do design e a influência da programação do cinema

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*Imagem Meramente Ilustrativa (Foto: Shutter Stock)

Como muitos do mercado fazem questão de ressaltar, o cinema cada vez mais deve investir na experiência do consumidor. Não é só a exibição de um filme que atrai o público, mas todas as novidades que o exibidor traz desde a hora que o espectador coloca o pé em seu empreendimento.

A bombonière é parte importante neste processo de atrair o consumidor, além de ser fonte de renda extra ou, muitas vezes, o principal faturamento do complexo. Larry Etter, vice-presidente da Malco Theatres, sabe muito sobre esse assunto e, inclusive, ministra diversos cursos por meio da NAC (National Association of Concessionaires), da qual é diretor de educação.  Uma dessas aulas foi durante a Expocine, onde reuniu 100 profissionais do mercado. Confira abaixo as 10 dicas do profissional, que ressalta a importância da otimização dos espaços e a influência da programação na renda das bombonières:

1 – Focar em um público

É essencial entender o que o cliente busca e não seguir tendências que não vão ao encontro do seu público. Segundo Etter, nos EUA o que está em alta são os chamados pontos alternativos, ou seja, uma mesma rede tem complexos completamente diferentes como um cinema voltado à família, outro ponto mais gourmet e até os que vendem bebidas alcoólicas. Tudo isso de acordo com o que o público de cada região busca.

2 – Design

A hora da escolha do produto pode ser algo bem difícil para os clientes. Por isso os menus precisam ter um design de fácil leitura, para que a pessoa consiga decidir rápido. “A ideia é que o cliente escolha e vá direto para a sala de cinema, sem problemas”. Ainda, se o objetivo for vender mais hambúrgueres, por exemplo, é necessário treinar os atendentes a oferecerem isso primeiro. Outro ponto, é a ordem dos produtos nos menus, uma dica é colocar os itens mais procurados e com mais valor no topo. Colocar no meio os menos procurados. E por último pipocas e “refris”.

3 - Diferencial

“Não pensem na concorrência, pensem em competir com vocês mesmos”, afirma Etter. Para ele, todos estão tentando melhorar seus negócios, então é necessário aumentar o nível das ofertas e produtos. Claro, tudo isso com planejamento, vendo os riscos e se preparando para as mudanças no formato das bombonières. 

4 – Proatividade

Outro ponto é o serviço e os atendentes. Os colaboradores têm que ajudar as pessoas escolherem o que querem da maneira mais eficiente possível. Isso inclui um serviço amigável, sem falas decoradas e automáticas. Etter atenta para a capacitação desses profissionais, pois cada vez mais os cinemas oferecem outros produtos além da pipoca e é preciso pensar em uma coordenação diferente, não só mais em operar uma máquina.  Uniformes limpos e higiene também são questões importantes.

5 – Filas

Todo mundo, sem exceção, não gosta de ficar esperando em filas. Por isso, as filas nas bombonières precisam ser rápidas. Nos EUA o tempo em que o cliente encontra o vendedor até completar a compra leva 1 minuto e 30 segundos. Para fazer com que as filas andem o mais rápido possível é necessário um número ideal de caixas. A média é um caixa para 175 pessoas. Se houver, por exemplo, 200 pessoas, então necessita de 2 caixas. “São só 25 pessoas a mais. No entanto se uma pessoa vê um fila de 25 pessoas ela vai ter medo de perder o filme e vai passar direto pela bombonière”. Outra situação é se não há ninguém na fila, então psicologicamente o cliente vai achar que o produto não é bom porque ninguém está comprando, assim, é importante um número certo de caixas para ter uma movimentação.

6- Criatividade

Os menus podem chegar aos clientes de diferentes formas. Além dos aplicativos para dispositivos móveis, onde o cliente pode pedir com antecedência, há também a opção de menus como livretos os quais se pode levar para casa, assim o espectador “estuda” o menu e na próxima vez já sabe o que quer, ajudando até mesmo na rapidez da fila. Outro tipo de criatividade pode ser voltada para os cartões presentes. Etter indica que esses itens podem vir acompanhados de um chocolate ou até mesmo uma pipoca na embalagem.

7- Multissensorial

O cheiro de pipoca e o barulho dela estourando é algo que, muitas vezes, atrai mais que o próprio sabor dela. O aspecto visual também é importante: a comida que fica à disposição no balcão e o tamanho das porções, atrai bastante a atenção do cliente. “As pessoas comem com os olhos, é uma experiência multissensorial”.

8 – Produtos

Outra estratégia que pode funcionar na bombonière é adicionar valor aos produtos. Por exemplo, combo de marcas: refrigerante Coca-Cola + chocolates MM’s. Menu com marcas conhecidas, incluindo o nome das empresas nos produtos, aumenta não só a atração do público, como também o valor.

9 – Ambientação

Uma tendência já bastante utilizada na Europa é o conforto dos lobbies de espera. Criar uma atmosfera relaxante para que o espectador espere sua sessão e sinta a melhor experiência possível. Isso inclui uma mobília diferenciada e arte visual. Há também em outros lugares do mundo os cinemas que optam por ambientações mais diferentes como uma “Festa do Oscar” na época da premiação, com aperitivos e bebidas diferentes, uma verdadeira festa de “gala”.  “Temos que nos atentar para a disposição dos espaços. Não temos só a bilheteria, bombonière e cinema. Temos que fazer as pessoas gastarem mais dinheiro”, comenta.

10 – Lançamentos

Por fim, mas não menos importante, Etter afirma que a programação de filmes é um dos principais fatores que a bombonière precisa considerar. É necessário fazer um estudo dos lançamentos, do que está acontecendo na indústria e entender isso na influência financeira. De acordo com os lançamentos cinematográficos, a bombonière pode vender produtos promocionais. Ainda, os dias da semana também contam bastante na hora de planejar as promoções. Na sexta-feira, por exemplo, os cinemas norte-americanos recebem mais adolescentes e, por isso, a renda da bombonière cai, pois os jovens espectadores não têm tanto dinheiro para gastar. Em compensação, os sábados representam quase 30% na receita dos cinemas.

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