27 Setembro 2017 | Fernanda Mendes
Dolby e Assista lançam plataforma de acessibilidade para cinema durante a Expocine 2017
Executivo da Dolby contou ao Portal Exibidor o processo de desenvolvimento da solução e sua expectativa para o mercado
Compartilhe:
Com o prazo apertado para entrarem na norma de acessibilidade de conteúdo, os exibidores agora correm para adquirirem soluções que atendam a inclusão de pessoas com deficiência auditiva e visual até novembro.
Pensando nisso, a Dolby lança na Expocine em parceria com a Assista, o Cine Assista, solução para aparelhos móveis que distribui LIBRAS, audiodescrição, áudio amplificado e close caption. O produto, inclusive, está com demonstrações no estande da Assista.
Luciano Taffetani, gerente de vendas em cinema na América Latina da Dolby, falou com exclusividade ao Portal Exibidor sobre o lançamento. Segundo o executivo, a companhia já trabalha com tecnologias assistivas e, inclusive, é a maior fornecedora do mundo dessas soluções. No entanto, elas não incluem LIBRAS. Para entrarem em conformidade com a nova norma brasileira, durante a Expocine de 2016, a companhia entrou em contato com diversas empresas deste mercado e encontrou na Assista a possibilidade que melhor se encaixava em sua concepção. “Eles têm conhecimento de toda a operação de um cinema e a conectividade com os servidores”, contou.
Com seus conteúdos baseados em DCP, a ideia é que por enquanto ainda não desenvolvam nada para armazenamento em nuvem. Para Taffetani esta segunda opção ainda possui questões relacionadas à segurança e normas que precisam de mais aprimoramento.
Ainda, outro ponto importante é o sincronismo que a solução Cine Assista oferece, que para o executivo ainda é uma coisa muito crítica nos cinemas. “O trabalho da Assista é muito reconhecido. O acabamento de suas traduções é em tempo real”.
Iniciando a ideia da solução e a lançando dentro da Expocine, Taffetani reforçou que o evento é extremamente importante para a companhia e estão com bastante procura em seu estande por exibidores não só do Brasil, mas também da América Latina. “Não é sempre que a Dolby faz parcerias com empresas locais. É fora do comum. Então terão coisas importantes daqui para frente. A partir disso nós faremos mudanças em nossos produtos já existentes no mundo”, finalizou.
Além do estande, a Dolby também apresentará suas soluções durante o painel da Universal nesta quinta-feira, dia 28.
Veja a cobertura completa do primeiro dia da Expocine 2017.
Compartilhe: