02 Março 2016 | Natalí Alencar
Maxillusion tem telas aprovadas por empresas de 3D
Executivo da empresa explica aprovação e benefícios do produto
Compartilhe:
A Maxillusion teve as telas Silver 3D aprovadas pela empresa de tecnologia XPAND PASSIVE 3D. A empresa de telas prevê que uma ação em conjunto será feita para toda a América Latina.
Segundo o executivo Rhicardo Wanderley, os comentários do mercado são de que essas telas, desenvolvidas e fabricadas no Brasil, estão tão boas ou melhor, em certos aspectos, do que algumas importadas.
“Foi na Expocine, em contato com outros fabricantes, com dicas de grandes exibidores, e debates técnicos que adotamos o novo pigmento que está fazendo o maior sucesso nas últimas entregas de telas”, afirma.
De acordo com o profissional, as conversas com outras empresas 3D já estão bem adiantadas.
A CEO da XPAND, Maria Costera, também comemora. “Confirmamos que o produto está de acordo com as nossas exigências e demandas por qualidade e por isso aprovamos”. Segundo a executiva, os produtos da XPAND são reconhecidos mundialmente pelas principais redes de cinema e está nos Festivais mais emblemáticos, como Veneza e Cannes.
Em entrevista ao Portal Exibidor, Rhicardo Wanderley comenta a concepção do projeto, o produto e as expectativas com essa aprovação.
Como surgiu a ideia do projeto das telas?
O ponto de partida foi quando vi uma tela de vidro jateado na feira de HANNOVER-AL, em 2001. Por trás daquela tela de vidro havia um projetor. A imagem que aparecia atraiu meu interesse, porém a luz ambiente prejudicava muito a qualidade da imagem. Diante disto, tomei a decisão de seguir em frente e buscar uma solução que resolveria problema de luminosidade ambiente nas telas. Sempre fui criativo e me considero um pesquisador e cientista.
E o desenvolvimento na prática, como foi?
De 2001 a 2007 desenvolvi e confeccionei algumas telas de acrílico especial com filtro escuro que num ambiente claro oferece bons resultados. Depois, surgiu a demanda por algo mais portátil, já que as telas de acrílico devido ao tamanho, só podiam ser transportadas pela via terrestre, com caminhão. Em 2007, já alugando parte de um pavilhão para as pesquisas, iniciamos estudos para telas enroláveis com pintura que proporcionasse ganho de brilho na imagem projetada.
E as pesquisas?
Testei tudo o que existe no mercado que pudesse brilhar. Um pouco mais 300 testes, muitas vezes quase desisti, pois é bem complexo. Depois de atingir bons resultados já estava vendendo algumas telas para ambientes claros, quando um amigo o Vinícius Dietrich, que já trabalhava com projeção 3D levou um pedaço de tela para testar. No outro dia ele me liga e diz: “ - Richard!! PolarizAAAA!!(até hoje ele me chama assim) cara foi a melhor tela para 3D que já usei!!” Pronto, dali em diante, foram muito mais estudos, dali focados em 3D.
Como foi a aceitação do mercado?
Começamos a vender não só as telas, mas também a solução completa para 3D corporativo, e escolas. Nesse caminho algumas coisas deram errado e por uma centena de vezes, pensei em desistir. Depois que tivemos a oportunidade de ceder uma tela para a sala de treinamento da NEC em São Paulo, conseguimos entrar no segmento de cinema. No início desta nova fase, ainda não tinha máquina, a pintura era feita manualmente. Um dia de 2013 chegou o pedido de uma tela de 94 m², e eu aceitei. Pintei manualmente, durante 5 horas e meia. Quase desmaiei. Depois dessa mais umas 5 manualmente, uma ou outra não ficaram assim excelentes, mas consegui. Por fim, em 2013, fruto dos segredos aprendidos com a pintura manual naquele tamanho de tela e dos incessantes estudos, construí a máquina de pintura automatizada. De lá pra cá, foram feitos ajustes mais finos, tanto no processo quanto na fórmula da tinta até que os níveis ideais de qualidade e precisão fossem atingidos.
Agora, com a aprovação da XPAND, quais as suas expectativas?
Recentemente conseguimos a aprovação pela XPAND e no início de março teremos novos testes com a Volfoni. Esperamos para muito em breve obter também a homologação por parte da MasterImage, que atualmente já utiliza nossas telas em mais de 30 salas de cinema. Acreditamos no avanço do mercado cinematográfico no Brasil e também na América Latina na certeza de que muito ainda há para ser descoberto. A Maxillusion espera seguir oferecendo o que o seu próprio nome representa, ilusão máxima ao encantamento da sétima arte.
Compartilhe: