Exibidor

Notícias / Expocine / Tecnologia

26 Dezembro 2014 | Fábio Gomes

Gertech fala sobre a importância da infraestrutura do cinema

Flávio Lopes explica que exibidores precisam dar atenção a parte interna

Compartilhe:

(Foto: Reprodução)

Um cinema pode ficar perdido sem uma infraestrutura organizada. Ter fios e cabeamentos da maneira correta e arranjada é tão importante quanto ter uma sala com equipamentos de ponta e, pensando nisso, a Gertech realizou durante a Expocine 2014 uma palestra falando sobre esse mundo por dentro dos cinemas.

“A gente diz que a infraestrutura normalmente é a pista, onde a gente prepara e pavimenta da melhor maneira possível para que o seu software, que é o carro, possa trafegar com a melhor velocidade, com a melhor qualidade. Se você tiver uma Ferrari você consegue correr em uma estrada bem pavimentada, mas em uma estrada de terra ela não consegue andar”, afirmou Flávio Lopes, diretor de tecnologia da Gertech e consultor de infraestrutura para cinemas.

Ou seja, se o exibidor não tiver uma infraestrutura bem elaborada para que o software funcione por completo pode perder lucro com o desligamento de equipamentos. “Muitas vezes pode ser um caixa parado, pode ser um ATM, talvez um serviço de cartão e isso pode interferir na renda per capita”, explicou.

A infraestrutura envolve uma série de fatores, que vai desde a rede de comunicação de dados, segurança e comunicação entre sites – utilizados falar de uma unidade com a central. Muitas empresas, atualmente, trabalham com a questão de centralização nas compras de bombonières, compra de produtos, até mesmo a parte da programação e dos filmes.

“Além disso há a projeção digital. Ela tem uma base muito necessária, que precisa de uma infraestrutura bem trabalhada e construída. Não adianta você ter um projetor digital e não conseguir efetivamente disponibilizar seu filme na ponta do projetor, pois você ainda vai precisar de uma equipe inteira indo de projetor a projetor iniciando os filmes”, afirmo Flávio.

Um ambiente desorganizado gera indisponibilidade, tornando praticamente impossível ter tempo de solução e correção em um ambiente em total desorganização. “Com a organização fica fácil recuperar o seu ambiente, ter uma ação rápida para que você possa disponibilizar seu sistema de venda o mais rápido possível”.

Lopes complementa que o crescimento do seu ambiente é possível, mas crescer de uma maneira organizada é mais complicado e o planejamento pode fazer total diferença quanto a exibição e a propaganda. "Não adianta ter os melhores produtos se você não tem sistema", completa.

Soluções flexíveis
Pensando em soluções flexíveis e rápidas ao exibidor, a Gertech lançou um equipamento chamado Fly, dispositivo que pode ser usado fixo e quando necessário de forma móvel para agilizar as vendas, evitando filas e perda na comercialização de ingressos e bombonière.

“É um tablete resistente para aguentar e suportar a operação, pois coisas acontecem durante o dia do cinema. Ele pode estar dentro da rede wireless e está em comunicação com o seu sistema de lugar marcado, que ele consegue atender facilmente. A diferença é que você tira da mesa o seu ponto de venda”, explicou.

Com ele é possível imprimir um ingresso, um vale pipoca e qualquer tipo de produto que o exibidor tenha. “O bom é que você sai de um atendimento atrás do balcão e vai para o cliente”, finalizou.

Compartilhe: