Exibidor

Notícias / Expocine / Cobertura CinemaCon

02 Abril 2025 | Renata Vomero

Com suas soluções de som e imagem imersivos, Dolby busca elevar a experiência na sala escura

Luciano Taffetani, gerente de vendas sênior e parcerias para cinema da Dolby América Latina, concedeu entrevista ao Portal Exibidor

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Se a CinemaCon tem como um de seus pilares a apresentação de filmes e apostas para os cinemas para os próximos meses, sem dúvida esses títulos ganham ainda mais tração se exibidos em salas com som e imagem de alta qualidade, e é justamente esse o objetivo principal da Dolby nesta edição do evento. 

Com suas tecnologias de projeção e som, Dolby Vision e Dolby Atmos, a empresa busca elevar a experiência do espectador dentro da sala escura ao mais perto da excelência possível. Soma-se ainda o pacote dos dois, intitulado Dolby Cinema, que garante a imersão completa do público.

Não é de hoje que este tipo de experiência premium vem sendo apontada como um dos principais caminhos para os exibidores recuperarem seu público, fidelizarem a audiência e aumentarem a arrecadação com os ingressos. Assim, é essa a aposta da Dolby para o mercado, inclusive, trazendo para a CinemaCon seu projetor de próxima geração da Dolby Vision.

Ao lado dessas ofertas estão uma gama de soluções e facilidades que garantem a fluidez da operação, com serviços que vão desde servidor e processador, passando pelos amplificadores, caixas de som e até os aparelhos de acessibilidade. Com destaque para o Dolby Multichannel Amplifier, que permite a operação dos sistemas de amplificação com mais assertividade, de forma mais agradável ao cliente e com economia de energia. 

Assim, ganham força os planos de expansão, em especial na América do Sul, mas passando pela América do Norte, Ásia e Europa. Para garantir presença global e a credibilidade da marca.

Conversamos com Luciano Taffetani, gerente de vendas sênior e parcerias para cinema da Dolby América Latina. Confira a entrevista na íntegra:


Como sua empresa se destacou no mercado de exibição nos últimos anos?

A Dolby é líder em inovação de mercado, criando tecnologias revolucionárias que transformam a ciência da imagem e do som em experiências espetaculares. Suas tecnologias audiovisuais intensificam e aprofundam as experiências, permitindo que os espectadores vejam mais, ouçam mais e sintam cada momento de maneira mais profunda. A Dolby redefiniu a excelência cinematográfica por meio do Dolby Vision e Dolby Atmos, oferecendo um contraste visual incomparável, cores e som imersivo, enquanto suas parcerias com grandes estúdios garantem que os filmes de sucesso sejam otimizados para essas tecnologias, gerando demanda do público. A Dolby também tem se concentrado em soluções escaláveis, como Dolby Cinema e melhorias locais, permitindo que os exibidores personalizem as experiências para seus espaços. Ao priorizar inovação e qualidade, a Dolby se tornou sinônimo de cinema premium, aprimorando tanto a narrativa artística quanto o retorno sobre investimento (ROI) dos exibidores. Como resultado, as vendas de produtos de cinema da Dolby continuam a crescer, com instalações do Dolby Atmos se expandindo pela América do Sul, incluindo até mesmo países pequenos como Suriname, Guiana e Guiana Francesa. As instalações do Dolby Cinema continuam a aumentar na América do Norte, Europa e Ásia, e as primeiras telas da nova oferta da Dolby, Dolby Vision+Atmos, estão programadas para serem instaladas nos próximos meses de 2025. O Dolby Vision e o Dolby Atmos continuam a ser aceitos em plataformas e dispositivos de streaming globais, além de serem incluídos em telefones, tablets, TVs, equipamentos de home entertainment, soundbars, consoles de videogame, computadores e sistemas multímidia de carros, enquanto o Dolby Atmos está fazendo grandes avanços na adoção em plataformas de gravação e reprodução de música e áudio.

Como a Dolby cresceu no mercado brasileiro?

O crescimento do Dolby Atmos no Brasil tem sido considerável nos últimos anos, assim como o crescimento contínuo do Dolby Vision e Dolby Atmos no mercado consumidor brasileiro, em plataformas de streaming, telefones, tablets, consoles de videogame, dispositivos de streaming e computadores.

Quais são os novos produtos que serão apresentados na CinemaCon 2025?

A Dolby apresentará, pela primeira vez, seu projetor de cinema de próxima geração Dolby Vision para as salas Dolby Cinema e Dolby Vision+Atmos. Juntamente com isso, a empresa também mostrará novas atualizações em seus produtos de acessibilidade, servidores e áudio.

Ouvimos rumores de que a Christie lançará seu próprio servidor DCI. A Barco já tem seu próprio Alchemy. Isso pode significar o fim dos servidores desenvolvidos por terceiros? Como a Dolby pretende se adaptar a essa nova era de servidores DCI fabricados pelos fabricantes de projetores?

A mudança atual no mercado em direção a soluções verticalmente integradas não é novidade, e a estratégia de servidores da Dolby permanece inalterada, continuando a oferecer a máxima flexibilidade, o maior conjunto de recursos e as mais variadas opções para a reprodução das exibições: seja DCI, não-DCI ou streaming. A abordagem agnóstica da Dolby para projeção cinematográfica padrão garante que o exibidor mantenha uma experiência rica em recursos ao usar a marca e o modelo do projetor DCI de sua escolha. A Dolby tem uma base de clientes e parceiros global que entende o compromisso da empresa com seus produtos, legado e todo o ecossistema da indústria.

Como tem sido a presença da Dolby no mercado de alto-falantes e amplificadores (especialmente o DMA) nos últimos anos?

O crescimento da Dolby no mercado de alto-falantes e amplificadores, na América Latina, tem sido constante nos últimos anos, com um crescimento muito forte de instalações completas de tecnologia Dolby em todo o continente, por meio de pacotes para cinemas, que incluem servidor, processador, alto-falantes, amplificadores e Atmos opcional. Os exibidores estão apreciando a facilidade de instalação e a segurança de trabalhar com uma marca globalmente confiável, que oferece produtos de alta qualidade e extremamente confiáveis para telas de cinema comercial, além de um atendimento ao cliente de primeira linha. O Dolby Multichannel Amplifier foi o ingrediente que faltava para a implantação digital, elevando a barra para a reprodução de áudio digital, aprimorando a experiência de audição dos clientes, permitindo o monitoramento e a solução de problemas de amplificadores remotamente, e alcançando uma economia dramática de consumo de energia e espaço.

Como você avalia a solução Dolby Atmos no mundo e no Brasil em termos comerciais?

O Dolby Atmos está instalado ou com acordos fechados em mais de 8.000 salas em todo o mundo, o que é uma prova do sucesso da oferta premium de áudio da empresa nos cinemas. O Brasil atualmente tem 53 telas Dolby Atmos instaladas, com mais 12 previstas ou em processo de conclusão até 2025. O Dolby Atmos para reprodução de consumidores está disponível no Brasil em plataformas de streaming de filmes e música e está habilitado em muitos telefones, tablets, dispositivos de streaming, receivers, consoles de videogame e computadores em todo o país.

O que os exibidores podem esperar da Dolby em eventos comerciais ao longo do ano, especialmente na Expocine?

A Dolby continua a apresentar seu portfólio mais recente de produtos em todas as principais feiras globais, assim como em muitos eventos regionais e festivais de cinema, mantendo a excelência na reprodução de som e imagem para nossos parceiros de exibição e eventos comerciais. A Dolby está comprometida globalmente com eventos comerciais de cinema, como a Expocine, para garantir que suas exibições permaneçam nos mais altos níveis comercialmente possíveis em cada região.

Compartilhe:

+ Notícias do Mercado