Exibidor

Notícias / Expocine / Política Pública

27 Setembro 2022 | Renata Vomero

Diálogo, aprimoramento e continuidade: Viviane Ferreira faz balanço de sua gestão na Spcine

Diretora-presidente conversou com o Portal Exibidor durante a Expocine

Compartilhe:

(Foto: Daniel Sousa - Daydream Mídia)

Com presença robusta nesta Expocine, a Spcine ofereceu uma série de atividades aos visitantes, incluindo painéis de conteúdos e um espaço exclusivo para trocas e conversas entre os profissionais presentes, o Lounge Spcine. E foi justamente neste espaço que nos sentamos para conversar com a diretora-presidente da empresa municipal, Viviane Ferreira.

À frente da Spcine desde março do ano passado, Viviane fez um balanço desta caminhada, destacando os principais pontos de atuação da empresa no período.

Antes de entrar em todas essas frentes, a diretora-presidente enfatizou os desafios do início da gestão, que tomou posse durante o duro período da pandemia (março de 2021), o falecimento do prefeito Bruno Covas (maio de 2021), com Ricardo Nunes assumindo a prefeitura e promovendo mudanças na Secretaria de Cultura, além das próprias dificuldades políticas que cercam o setor no âmbito federal.

“São todos elementos estruturantes que exigiam de nossa gestão muita serenidade para atravessar esses turbilhões e, ao mesmo tempo, construir no setor uma sensação de segurança, de amparo e, acima de tudo, de previsibilidade e continuidade das políticas públicas”, comentou a diretora-presidente.

Aliás, é justamente essa questão da continuidade um dos principais pilares no qual essa gestão da Spcine se apoia desde o primeiro momento da posse, entendendo o trabalho que havia sido feito desde sua criação em 2015, trabalhando em cima de aprimoramento e potencialização dessas atuações, além, claro, de criar novas iniciativas dentro das demandas do setor e indústria da cidade.

“Foi preciso muito diálogo, muita disponibilidade para leitura e compreensão do cenário político, para identificação de interlocuções e de parcerias estratégicas dentro e fora do governo, para que a gente pudesse continuar essa história linda que a Spcine tem, que é de uma empresa pública de fomento ao audiovisual que se aprimora cotidianamente e que está sempre andando na direção de inovações. Conseguimos dar respostas a um contexto de pandemia e amparar o setor local por meio de editais, conseguimos construir a previsibilidade com o nosso setor, dando conta da continuidade das políticas publicas”, contou Viviane.

Unindo esse diálogo direto com o setor e outras diversas lideranças políticas, a Spcine se preocupou em dar vazão a alguns gargalos que se formavam à medida que os editais e ações para estancar a crise da pandemia conseguiam cumprir essa função.

A principal iniciativa em meio a isso foi a organização do 1º Fórum Spcine, que aconteceu em maio deste ano, com o objetivo de divulgar os dados captados pelo observatório da empresa. O evento teve também o intuito de finalmente conseguir reunir o setor para promover o diálogo e dar espaço para a reivindicação e troca de demandas. Tudo isso para pensar o futuro juntos.

E a partir disso, foram desenhadas algumas das frentes das quais a Spcine tem se preocupado em fortalecer. Caso da necessidade de ampliação do complexo de filmagens na cidade, que manteve sua atividade aquecida, gerando justamente essa necessidade, que tem sido solucionada em parceria com a iniciativa privada, pública e a sociedade civil.

Um outro ponto que está ganhando maior projeção também é o departamento de formação, que visa oferecer mais capacitação tanto para os profissionais técnicos, quanto para os criativos, para que consigam ter maior entrada no mercado e também manter aquecida a atividade.

“Não dá para fazer isso sozinho, então, nosso departamento de formação tem dialogado muito com as entidades e instituições de ensino nacionais e internacionais para entender como acelerar esse processo para que a gente consiga dar esse retorno no tempo que o mercado e o setor precisam, de gente formada, recebendo e pronta para trabalhar e atuar”, comentou Viviane.

Outra oportunidade identificada é pensando em inovação, naquilo que se chama de audiovisual expandido, compreendendo as áreas de games, tecnologia e realidades imersivas, todos estes segmentos que ganham cada vez mais força econômica e cultural.

“A gente ganha muito quando a gestão pode contar com a figura, por exemplo, da Lyara Oliveira, que é uma das principais estudiosas do audiovisual expandido no Brasil. Isso ajuda muito a aprimorar a visão da gestão, porque a gente começa a enxergar e desenhar como estrategicamente esse segmento pode ser fomentado e impulsionado para contribuir com toda essa engrenagem que é o audiovisual”, explicou.

Claro que investir nesses potenciais não quer dizer que as outras iniciativas e departamentos fiquem de lado. Muito pelo contrário, as ações da Spcine estão sempre ganhando aprimoramentos para oferecer o melhor para os profissionais da cidade.

“E o desafio é: ampliar o fomento e o impulsionamento para outros segmentos sem deixar de continuar fomentando aqueles que historicamente são fomentados pela empresa, como o setor de formação, difusão, eventos, a nossa plataforma, o Spcine Play”, que, segundo Viviane, está sendo redesenhada para atender a demanda que cresceu na pandemia.

“Temos olhado para os projetos e processos estruturantes e estratégicos da empresa e sempre com uma relação muito próxima e dialogada com a sociedade civil”, finalizou.

Compartilhe: