12 Janeiro 2015 | Fábio Gomes
Público Geek e seu potencial no cinema
Site Omelete realiza pesquisa para entender público e o que procura nas salas de cinema
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Um público cada vez mais crescente dentro dos cinemas é o Geek. Exibidores procuram entender como se porta e como age esse público específico e tão importante para as salas de cinema.
Por isso, o site Omelete realizou a pesquisa intitulada “O Novo Público Consumidor de Cultura Pop nos Cinemas”. O estudo procurou mostrar como essas pessoas estão se divertindo, do que elas gostam, qual o seu poder aquisitivo e o que procuram quando decidem assistir a determinado longa.
A pesquisa ouviu 12 mil pessoas, que preencheram 109 perguntas online. Primeiramente, o que se percebeu desse público é uma base predominantemente masculina e jovem, mas não infantil. “90% das pessoas tem até 35 anos, mas com menos de 18 anos marcam apenas 22%”, explicou Pierre Mantovani, CEO do Omelete, durante a Expocine 2014.
Grande parte desta amostragem está presente no sudeste, totalizando 65,5% do público. Desse total, apenas 309 pessoas respondem pela região Norte, marcando algo em torno de 2,6% do público total. “A escolaridade envolve um grande número de pessoas ainda estudando. As pessoas que vem do segundo grau estão puxando uma tendência de consumo um pouco diferente”, explicou o CEO. Um total de 34% desde público ainda não conta com o superior completo.
A pesquisa mostra que a classe C e D estão cada vez mais presentes no cenário nacional. 31% dos entrevistados ganhavam entre 02 e 04 salários mínimos, e 35% deles entre 04 e 10 salários mínimos. A classe E também se mostrou muito presente com 18%. “Assim como na sala de cinema, na televisão quando a gente dá a opção de dublagem a gente tem um ganho muito grande de audiência”, afirmou durante a palestra Remio Ximenes, diretor de programação da Fox.
Entre os atores favoritos deste público destacam-se Robert Downey Jr., eleito por 12% das mulheres e 11,39% dos homens, e Scarlett Johansson, eleita por 6,3% das mulheres e 15% dos homens. “É interessante ver como as pessoas dão valor para alguns atores, identificam esses caras. Isso mostra o quanto eles também puxam audiência para qualquer conteúdo que eles estiverem fazendo”, afirma Mantovani.
Maneiras de fidelizar o público
Uma das principais características deste público é o interesse em colecionáveis. Mais de 82% das pessoas desejam comprar objetos de seus filmes favoritos. “O público, quando se identifica com aquilo, passa a consumir cada vez mais coisas que estão no seu gosto e isso faz com que elas tenham desejo de consumo de suas franquias favoritas, relacionadas a sua paixão”, explicou o CEO. “Isso ainda não é uma tendência nas salas de cinema do Brasil, um lugar com esse ‘ecossistema’ para as pessoas se divertirem. Quando você está exibindo um conteúdo de qualidade, você abre a porta para um consumo muito grande”, completou
Além de lojas, outras maneiras foram discutidas para trazer o espectador para o cinema e convencê-lo a deixar o conforto de sua casa. “Quando falamos de ambientes, acredito que o cinema pode ser mais explorado. Se, no caso de O Hobbit por exemplo, você tem um ambiente com os Orcs e com os Elfos, você cria uma sinergia. Criando um cenário como esse para o seu cinema, os fãs irão assistir ao filme não importa a distância”, afirma Alessandro Bomfim, diretor da escola de video-games Saga. “Isso completa a experiência. Fazer essa ambientação na bilheteria e na sala de espera ajuda a viralizar. Muita gente vai começar a parar ali do lado tirar uma foto, colocar no Facebook, no Instagram. Isso ajuda a reverberar o filme e o seu local. ”, completa Marcelo Forlani, diretor de novas mídias do Omelete.
Os especialistas também explicam a importância do 3D voltado para as crianças. Muitas vezes, o cinema não possui um óculos especial para os pequenos e isso pode fazer a diferença na hora de escolher um local. “Nem todas as salas tem óculos apropriados para crianças. O óculos cai, não fica no rosto. Já cansei de assistir filme com minha filha em que ela tira o óculos, ou em que fiquei segurando pra ela assistir. Então essa é uma dica importante, pois faz a diferença”, finalizou Bombim.
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