12 Junho 2018 | Vanessa Vieira
Projeção a laser, soluções para lobby e mais na feira de negócios da CineEurope
Evento recebe cerca de 130 marcas até quinta-feira (14)
Compartilhe:
Nesta terça-feira (12), a CineEurope 2018 abre oficialmente sua feira de negócios, que conta com a presença de 130 marcas até quinta-feira (14) em Barcelona, Espanha. As empresas trazem soluções que vão da projeção a lâmpanda ao laser, passando por poltronas, soluções de áudio e servidores. Conheça alguns dos destaques:
Projeção e exibição
A Sony Digital Cinema já anunciara antes do evento que apresentaria sua linha Finity de projetores digitais 4K, além de sua linha a laser SRX com destaque para o modelo SRX-R815P 4K, com projeção a laser fósforo. A empresa, porém, aproveitou a feira para anunciar a parceria recém-fechada com a Historic Picture House Uckfield, uma espécie de cinemateca do Reino Unido e um dos cinemas mais antigos do país, com 100 anos completados em 2016. O espaço, então, receberá três projetores da série SRX- R510.
Ainda sobre projeção a laser, a LIPA – Laser Illuminated Projector Association divulgou comunicado oficial durante a convenção, no qual afirmou que a tecnologia segue apresentando “forte crescimento” no mercado global, especialmente nos últimos dois anos. Segundo a entidade, no fim de 2017 o parque exibidor mundial contava já com quase 700 projetores só com laser RGB, o que representa um aumento de 100% em relação a 2016. Já entre os projetores a laser fósforo, o número passou as 10 mil unidades, também apresentando crescimento de quase 100% em relação ao período anterior.
Para a associação, as quantidades de projetores a laser devem crescer ainda mais conforme a tecnologia começa a reduzir seus preços.
A Dolby anunciou a parceria com a rede exibidora Kinopolis para abrir o primeiro Dolby Cinema na Alemanha. Espera-se que a sala seja inaugurada ainda no fim deste ano no complexo de Mathäser Palast, em Munique. A sala terá projeção Dolby Vision, sistema de som Dolby Atmos, e um design irreverente. Aliás, a Dolby também está demonstrando seus produtos na feira de negócios, incluindo seu servidor IMS3000, o amplificador Dolby Multichannel e os alto-falantes SLS 3-AXIS.
Já a RealD apresenta a sua última novidade, a Ultimate Screen, uma tela para projeção em 3D que inclui 75% mais brilho, imagem mais nítida, superfície mais fácil de limpar e promete ainda um 3D 10 vezes melhor.
A Christie está apresentando em sua suíte o projetor CP2315-RGB puro laser com imagem em 2K. A companhia também demonstrou seus projetores durante o seminário da ICTA no dia 10. "Desde o preview do CP2315 e do CP2320 na CinemaCon, a Christie tem o prazer de lançar oficialmente ambos os produtos neste evento de Barcelona", afirmou Dale Miller, vice-presidente da área de cinema da companhia.
De olho no lobby
Do lado da joint-venture liderada pela Barco, a chamada Cinionic, que também já tinha participação confirmada na CineEurope e até mesmo um jantar oferecido pela marca na programação, divulgou que demonstrará na feira de negócios a “primeira aplicação de game de realidade aumentada (RA) em lobby de cinema”. A solução é, inclusive, apresentada em parceria com a marca AMD, especializada em design de chips, e tem por objetivo criar uma experiência social, multijogador, de aventura nos lobbies.
“Estamos animados com essa nova experiência de realidade mista para lobby junto à computação e processadores gráficos da AMD, criando soluções que imergem espectadores no mundo cinematográfico”, comenta Greg Patrick, vice-presidente de experiência de lobby na Cinionic. A demonstração ficou localizada próximo ao lounge da Coca-Cola.
Distribuição digital
Quanto às soluções de distribuição digital, a Qube Cinema leva à CineEurope 2018 o seu serviço de distribuição Qube Wire, também divulgado na CinemaCon 2018, realizada em abril último em Las Vegas (EUA). A solução em nuvem tem a proposta de facilitar o processo de entrega de conteúdo para os complexos, funcionando tanto via satélite quanto por banda larga com segurança. “Estamos demonstrando novas funcionalidades do Qube Wire, uma plataforma que agora chegou já a 127 países”, afirma Nigel Dennis, diretor de desenvolvimento de negócios na Europa para a Qube.
Leia mais:
- Federação internacional apresenta cinco papéis principais que deve cumprir em defesa da exibição
- Companhias confirmam parcerias durante a CineEurope
- Mercado de exibição se une para impulsionar segmento na Europa
- Executivos falam sobre importância da diversidade de conteúdo e representatividade
Compartilhe: