27 Março 2017 | Fábio Gomes
Na CinemaCon, executivo fala sobre abertura do mercado chinês e expansão do cinema no país
John Zeng, diretor da Wanda, explicou como a China tornou-se uma potência
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Consolidada como o segundo maior mercado cinematográfico do mundo, a China tende a crescer cada vez mais e, durante a abertura da CinemaCon, John Zeng, presidente da Wanda e diretor do conselho da AMC, apresentou um estudo sobre as estratégias que tornaram o cinema chinês em uma potência.
O país asiático investiu pesado em cinema nos últimos anos e, enquanto os EUA teve um crescimento de 1,3% em telas, a China aumentou cerca de 30%, superando o país norte-americano com 41,7 mil contra 41,1 mil salas. Como os chineses começaram a criar a cultura de frequentar o cinema em tempos recente, as empresas investiram em venda de bilhetes online e, atualmente, esse mercado corresponde a 80% do comércio de entradas, contra 20% ao redor do mundo.
O executivo explicou que o país está cada vez mais aberto a receber materiais estrangeiros. Nos últimos três anos houve um crescimento gradual do espaço para produções de fora, sendo que em 2014 apenas 38% dos filmes não produzidos localmente foram exibidos e, em 2016, 50,7% de filmes importados chegaram ao público local.
“Ir ao cinema tornou-se um hábito. Mais telas continuam a ser criadas e, assim, há mais espaço para blockbusters”, afirmou John Zengh.
Com a abertura, nasceu um nicho diferente na China e espectadores começaram a procurar filmes com ação, criatividade e efeitos visuais. Sendo assim, longas como Warcraft e Resident Evil 6 tiveram uma arrecadação maior na China do que nos EUA, enquanto um sucesso como Procurando Dory contou com uma performance fraca em relação a lançamentos ao redor do mundo.
O mercado chinês está cada vez maior e, para ele, é importante que um lançamento estrangeiro entenda o mercado antes de se aventurar no país. É preciso focar na escolha do gênero, encontrar uma boa data de lançamento, trabalhar muito bem o Marketing (especialmente o online), realizando a distribuição entre os exibidores, e estabelecer parcerias com os maiores players locais.
Fox, GDC e homenagem
Além da palestra sobre a China, Andrew Cripps, presidente da Fox, falou sobre o sucesso de Logan, o quanto filmes ficaram mais caros por conta da pirataria e sobre o crescimento do mercado brasileiro.
Segundo o executivo, o país teve o maior crescimento de arrecadação, enquanto a Alemanha caiu 11,4%. Ao mesmo tempo, o público que teve um crescimento exponencial foi o mexicano.
A GDC também subiu ao palco para falar sobre suas novidades e Bill Neighbors, VP e GM da Pro Audio DTS, explicou que um em cada três cinemas do mundo usam soluções da empresa.
O grande destaque da manhã foi David Seargeant, CEO da Event Hospitality and Entertainment, que recebeu o CinemaCon Triumph Award, que é dado apenas em circunstâncias especiais. O executivo foi um dos responsáveis a lançar o movimento que criou os cinemas premium. “Estou muito honrado em receber esse prêmio especial”, afirmou.
A Cinemacon será realizada entre os dias 27 e 30 de março em Las Vegas e conta com cobertura especial do Portal Exibidor.
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