08 Abril 2024 | Redação
Empresas apresentam novidades tecnológicas para o setor de exibição na CinemaCon 2024
Matéria será atualizada ao decorrer das apresentações da convenção
Compartilhe:
O maior evento mundial sobre o mercado de cinema começou! Entre hoje (8) e quinta-feira (11), os profissionais da indústria do mundo todo estarão reunidos em Las Vegas para conferir as novidades do setor cinematográfico, passando por produção, distribuição e principalmente exibição. A convenção é um importante momento para as empresas que fornecem produtos e serviços para exibidores, pois apresentam as inovações para o presente e o futuro da experiência dentro das salas de cinema.
Como as empresas estarão divulgando suas soluções na Feira de Negócios e em anúncios especiais entre os quatro dias de evento, essa matéria será atualizada diariamente com as novidades que as companhias estão trazendo para o mercado. As informações são de releases das próprias corporações, dos portais Celluloid Junkie, Variety e Box Office Pro, e também de nossa cobertura presencial no evento.
Entre as novidades apresentadas até o momento, estão inovações em projeção, som e software empresarial que prometem movimentar o mercado e melhorar a experiência cinematográfica dentro das salas escuras.
Caso se interesse pela programação completa da CinemaCon 2024, você pode conferir aqui, além de visualizar quais são os players brasileiros confirmados no evento.
GDC Technology
A GDC Technology Limited prepara uma série de novidades para a CinemaCon 2024 e, para conferir tudo em primeira mão, é possível visitar a empresa no Milano Suite 2. Uma das principais novidades será o processador de áudio AIB-3000 de 16 canais com suporte para DTS Surround Cinema. O equipamento é o primeiro produto independente para processamento de áudio de cinema da líder global de soluções de cinema digital e ele funciona com todos os principais IMBs e reproduz conteúdo digital e analógico em uma ampla variedade de formatos de som. Além de criar uma experiência de som surround sensacional para auditórios DTS Surround Cinema certificados, o AIB-3000 é compatível com todos os servidores de mídia atuais e legados.
Confira os principais recursos e benefícios do novo processador de áudio:
- Interface gráfica amigável
- Botão de volume fácil de usar e alto-falante de monitoramento de cabine integrado
- Display LCD para mostrar a interface de controle
- Calibração de sala compatível com DTS Surround Cinema
- Gerenciamento de graves surround
- Crossover integrado (três vias) melhora a qualidade do áudio e reduz o custo de instalação
- Capacidade de processamento de áudio de até 16 canais e conversor digital para analógico
- As saídas HI/VI-N fornecem conectividade flexível
- Entradas não sincronizadas e de microfone fornecem integração de áudio flexível e conectividade direta de microfone
Além do AIB-3000, a GDC também irá apresentar sua linha completa de produtos de servidores de mídia da Série SR com capacidade de áudio para tecnologias de áudio DTS, os servidores de mídia de mais alto desempenho para telas de cinema CINITY, Quantum Media Systems e Unilumin LED, uma de luz laser RGB INTELA para projetores Série 2 para mostrar imagens brilhantes, nítidas e impressionantes de luz laser RGB pura, shows de luzes programáveis do DIVE Dynamic Lighting System para destacar tecnologias de formato premium e aprimorar a experiência pré-show, e desenvolvimentos recentes para aprimorar suas soluções de software empresarial.
Dolby
Durante a CinemaCon 2024 a Dolby irá apresentar uma nova possibilidade para exibidores premium combinarem Dolby Vision e Dolby Atmos, visando expandir ainda mais essa experiência ao redor do mundo. Apresentada como Dolby Cinema, a solução poderá proporcionar um ambiente projetado em Dolby que apresenta a melhor implementação de Dolby Vision e Dolby Atmos. A empresa afirma que o Dolby Cinema gera a maior média de bilheteria por tela entre todas as ofertas premium de grande formato (PLF).
A solução dará aos exibidores acesso à experiência visceral e inspiradora da qualidade de imagem Dolby Vision, juntamente com o som envolvente Dolby Atmos – as mesmas tecnologias que alimentam o Dolby Cinema, permitindo ao público ver, ouvir e sentir o filme exatamente como o cineasta pretendia.
"Na Dolby, nossa paixão é criar experiências de entretenimento envolventes e mal podemos esperar para levar o poder transformador do Dolby Vision e do Dolby Atmos a ainda mais cinemas ao redor do mundo. Saindo do ano mais forte de bilheteria do Dolby Cinema, estamos entusiasmados em oferecer aos exibidores esta nova oferta, que irá desbloquear oportunidades significativamente maiores para os espectadores de todo o mundo amarem mais os filmes em Dolby em cinemas premium", disse Jed Harmsen, chefe de cinema e entretenimento de grupo da Dolby.
Atualmente existem 275 Dolby Cinemas em todo o mundo, e durante a CinemaCon 2024 a expectativa da empresa é aumentar o número de cinemas premium que oferecem seus sistemas de projeção a laser Dolby Vision. Para isso, durante a convenção será lançado um plano adicional por meio do qual os exibidores podem ter acesso aos projetores Dolby Vision à la carte para auditórios premium que já oferecem Atmos.
Além disso, a Dolby também irá oferecer um treinamento especial em Los Angeles, após a convenção, com especialistas da empresa que irá acontecer nos dias 12 e 13 de abril. O treinamento contemplará implementação de Dolby Atmos (Boas práticas, hardware, lições aprendidas e ferramentas disponíveis), Dolby Speakers (visão geral técnica e filosofia por trás do design), amplificador Dolby multicanal, servidores Dolby (IMS3000) e acessibilidade.
Mas, para quem não tiver a oportunidade de estar presente, a Dolby também irá ministrar um treinamento no Brasil que irá acontecer entre os dias 4 e 5 de março, no Cine Marquise, em São Paulo.
Barco
Especialista em soluções de cinema a laser, a Barco irá apresentar uma visão imersiva do portfólio completo da empresa, demonstrando suas soluções de cinema a laser. Além disso, haverá uma estreia surpresa de sua mais nova inovação, com demonstrações diárias durante o horário da feira comercial, entre 9 a 11 de abril, no Caesar’s Palace, em Las Vegas.
Durante a CinemaCon 2024, a Barco terá 18 mil metros quadrados de espaço dedicado, incluindo uma galeria interativa do portfólio a laser da empresa, com a premiada família Barco Series 4, Atualizações de Luz a Laser, um cinema a laser especialmente construído e espaços de reuniões privadas. Vale destacar que as demonstrações no Cinema a Laser acontecem a cada 30 minutos, sem necessidade de reserva.
A empresa lançou no primeiro dia da CinemaCon, o HDR by Barco, seu conjunto de soluções HDR para a indústria cinematográfica. O ecossistema de projeção será o primeiro a disponibilizar comercialmente a tecnologia HDR lightsteering da empresa para cinemas.
O HDR by Barco oferece uma solução de cinema premium que aproveita a tecnologia de projeção lightsteering patenteada da Barco para oferecer apresentação HDR por meio da implantação estratégica de luz na tela. A oferta HDR da Barco foi projetada para permitir um pipeline de conteúdo contínuo desde a pós-produção até as telas do cinema, garantindo que o público veja os filmes da maneira que os cineastas pretendiam. O conjunto de produtos cuidadosamente projetado inclui projetores para exibidores, bem como kits de ferramentas de tecnologia e software complementares para estúdios e profissionais de pós-produção.
Christie
A Christie é uma empresa líder em soluções de tecnologia audiovisual para a indústria cinematográfica e, irá apresentar pela primeira vez o novo projetor Christie CP2406-RBe durante a CinemaCon 2024. O novo projetor possui tecnologia de iluminação Phazer e, além do novo equipamento, a empresa também apresentará o mais recente em projeção a laser, como o projetor CP4435-RGB e o premiado CINITY Cinema System, que impulsionam novos níveis de desempenho de imagem na tela.
"A equipe da Christie estará à disposição de nossos clientes para responder perguntas e preocupações sobre as inovações mais recentes e explicar a experiência aprimorada do público e os resultados financeiros que nossas soluções e alternativas tornam possíveis. Na CinemaCon apresentaremos o que há de mais moderno em tecnologia de apresentação de cinema. A impressionante variedade de soluções expostas no evento refletirá nossa história de 65 anos servindo a indústria cinematográfica , com soluções que vão desde projetores RGB 2K e 4K até fontes de luz laser para a melhor qualidade e otimização de imagem. para cinema premium de grande formato (PLF)", disse Brian Claypool, vice-presidente executivo de cinema da Christie.
Os visitantes também serão convidados a sentar-se no Milano Ballroom V para testemunhar o CP2406-RBe em primeira mão. Apresentando a tecnologia de iluminação Phazer e a nova plataforma eletrônica Cinelife+2K™ da Christie, o projetor combina os recursos mais recentes com um valor excepcional. O novo projetor CP2406-RBe, inclusive, melhora o desempenho da imagem em telas pequenas e de alto ganho.
Já o CINITY Cinema System traz um formato avançado, pensado para o setor PLF, que reúne uma integração única de resolução 4K, 3D, alto brilho, HFR, HDR , recursos de exibição ampla gama de cores e som envolvente. O sistema melhora a qualidade geral com imagens mais nítidas, cromatismos mais vivos, som envolvente e movimentos mais fluidos.
A Christie, aliás, é parceira de exibição da CinemaCon e, desta forma, os visitantes poderão experimentar as mais recentes soluções tecnológicas da marca em exibições organizadas pela Sony Pictures Entertainment, Warner Bros. Pictures, Walt Disney Studios, Universal Pictures e Paramount Pictures no Coliseu.
Cielo
A Cielo, líder global em monitoramento de dispositivos de cinema e análise de dados, apresenta a mais recente adição à sua linha de produtos AD 360: uma solução inovadora de publicidade programada preparada para expandir significativamente a publicidade cinematográfica.
Com a integração da tecnologia programática no produto CIELO AD 360, as operadoras de cinema e parceiros publicitários agora têm a capacidade sem precedentes de ampliar sua janela de aceitação de anúncios, maximizando o potencial de receita com a venda de espaço publicitário até o horário de exibição. Os mercados de publicidade têm sido totalmente utilizados globalmente por espaços digitais out-of-home (DOOH), como outdoors e sinalização digital; no entanto, aproveitar estes mercados bem estabelecidos através da tecnologia programática é uma característica inovadora para os cinemas. CIELO AD 360 não apenas otimiza a utilização de espaços publicitários não vendidos durante as pré-exibições, mas também oferece a flexibilidade para adaptar o conteúdo do anúncio de forma dinâmica em resposta às mudanças.
"Alcançamos um marco significativo no setor com nossa solução programática completa, preenchendo perfeitamente o espaço publicitário em todas as telas e, ao mesmo tempo, superando as rigorosas demandas dos mercados de publicidade. Nossa solução oferece veiculação de anúncios quase em tempo real e prova instantânea de desempenho, estabelecendo um novo padrão de eficiência e eficácia na publicidade cinematográfica", disse Rafael Garzon, vice-presidente de crescimento de clientes da CIELO.
Expansão Imax
A Imax anunciou durante a CinemaCon a expansão de seus serviços em cinemas da China e Tailândia. Na China, a rede de cinemas Bona Film Group adicionará, até 2026, três unidades Imax, chegando a 36.
Já a líder em exibição da Tailândia, Major Cineplex, também terá três novas salas Imax equipadas com o sistema à laser até 2027.
Compartilhe: