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26 Março 2024 | Yuri Codogno

Brasileiros se preparam para CinemaCon 2024, considerada a mais forte edição dos últimos anos

Segundo levantamento do Portal Exibidor, há expectativa de que tenham pelo menos 90 representantes brasileiros no evento

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(Foto: Divulgação)

Nos dias 8 a 11 de abril, acontece a CinemaCon 2024, em que exibidores e profissionais da indústria poderão acompanhar as novidades cinematográficas e também as inovações tecnológicas que visam melhorar a experiência dos espectadores dentro das salas de cinema. Este ano, o Brasil deve comparecer em peso ao evento, visto que, entre brasileiros natos e naturalizados, pelo menos 90 representantes da indústria nacional irão para Las Vegas, segundo levantamento do próprio Portal Exibidor.*

Entre os confirmados, estão exibidores, distribuidores, fabricantes e prestadores de serviço, além de associações audiovisuais e da Ancine. Conforme apurado, uma média de pelo menos duas pessoas devem representar cada empresa/grupo na CinemaCon 2024.

Diversos representantes de cinemas já garantiram presença. Entre os exibidores confirmados, há executivos da AFA Cinemas, Cine Araújo, Cine Gracher, Cine Itaim Paulista, Cine Marquise, Cineflix, Cinemark, Cinemas Uniplex, Cinépolis, Cinesystem, Grupo Cine, Espaço Itaú de Cinema e Kinoplex.

“Essa é minha primeira vez na CinemaCon e estou muito feliz por representar uma empresa que me acolheu com tanto carinho. Minhas expectativas são as melhores. É muito importante para o mercado exibidor conhecer com antecedência o line-up das distribuidoras porque isso nos ajuda com todo nosso planejamento estratégico futuro. Vejo a CinemaCon também como um grande potencial de business e networking para exibidores, distribuidores, licenciados, produtores e fornecedores trabalharem juntos em prol do cinema. Somos uma cadeia imensa e todo mundo precisa de todo mundo para que nossa indústria funcione e se mantenha forte neste mercado que está cada vez mais desafiador”, disse Bruna Pescara, gerente de marketing do Grupo Cine.

Com o afastamento de tempos mais complicados que afetaram a indústria, como a pandemia da Covid-19 e, mais recentemente, as greves conjuntas dos sindicatos dos atores e dos roteiristas - que fizeram exigências por condições de trabalho mais justas -, o mercado cinematográfico estadunidense se prepara para um futuro que promete bons momentos para todos os elos da indústria. 

Quem também está ansioso para o evento é Carlos Búrigo, um dos diretores do Cine Gracher: “As expectativas são boas, pois escutamos de algumas pessoas com experiência anteriores de que essa será uma CinemaCon com muitas novidades, além de que pra nós já será emocionante, pois será nossa primeira experiência”.

Pelo setor de distribuição do Brasil, todas as majors terão representantes na CinemaCon 2024: Andre Sala, pela Sony; Hernán Viviano, pela Warner e Universal; Renato D'angelo, pela Disney; e Cesar Silva, pela Paramount. Além disso, as independentes H2O Films e Imagem Filmes também estão confirmadas. 

Entre fabricantes e prestadores de serviços que atuam no Brasil, também haverá profissionais representando nosso país. As empresas confirmadas são: Santa Clara Poltronas, Maxillusion, Integradora Digital, Gaia Digital, OrionPC, Dolby, Christie, Barco e GDC. Além dessas, há também a Sharp que, pela primeira vez, se apresentará como Sharp, não mais Sharp NEC. Inclusive, a empresa fará um happy hour somente para brasileiros na segunda-feira (8) do evento.

“A CinemaCon é o maior encontro mundial do setor, onde podemos nos atualizar e conversar com os maiores líderes da indústria. É sempre um momento importante de troca e networking, que nos ajuda a ter uma perspectiva global de como está o nosso setor e quais são as tendências. Esse ano, com o atual momento da indústria, de recuperação pós-greve e pandemia, essa troca será ainda mais relevante”, complementou Marcos Barros, fundador e chairman da Cinesystem.

Por fim, vale citar que a própria Ancine mandará sua delegação para a CinemaCon 2024. Em um ano em que a Cota de Tela para a produção nacional voltará a entrar em vigor, a Agência Nacional de Cinema entende que também deve ficar a par de todas as novidades que o evento demonstrará.

Em relação à programação da CinemaCon, as majors apresentarão suas novidades para os próximos meses - com exceção da Sony, que terá uma apresentação apenas da Crunchyroll, segmento do grupo voltado às exibições de animes japoneses. Além da Universal, Warner, Paramount e Disney, a Lionsgate e a Angel Studios também mostrarão ao público seu line-up. 

Os grandes estúdios sofreram um grande baque com as paralisações - após inicialmente não entrarem em acordo com os sindicatos - bem no momento em que a indústria começava a respirar mais aliviada depois de pior da pandemia ter passado. Com isso, são esperados que agora as distribuidoras apresentem seus grandes blockbusters que devem voltar de vez ao circuito comercial. 

Inclusive, a CinemaCon exibirá O Dublê (Universal), além de estar preparando mais uma exibição surpresa da Disney.

Além dessa novidade de conteúdos, a feira promete agitar bastante o mercado de tecnologia. Inclusive, a Barco está preparando uma surpresa para os credenciados, como reportamos há algumas semanas. Além de atuar dentro da CinemaCon, a GDC fará demonstrações das suas novidades em Los Angeles, nos dias que antecedem o evento, enquanto a Dolby pretende fazer treinamento na sua sala em Hollywood, a The Vine, apresentando uma solução da Dolby Vision. O objetivo das empresas de tecnologia, segundo o Portal Exibidor apurou, é melhorar a performance e diminuir custos. 

“É a primeira vez desde 2019 que eu tenho ouvido e recebido convites para conhecer lançamentos de equipamentos e tecnologia. Parece ser uma das melhores CinemaCon depois de muito tempo”, ressaltou Marcelo Lima, diretor do Cine Marquise. 

A programação completa está disponível no site do evento, mas você poderá conferir traduzida em breve no Portal Exibidor, que, assim como nos anos anteriores, fará uma cobertura especial in loco da CinemaCon 2024.

*Notícia originalmente publicada em 26 de março

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