Exibidor

Notícias / Cinemacon / Cobertura CinemaCon

27 Abril 2023 | Yuri Codogno

Pela primeira vez desde 2019 todos os estúdios da Disney estrearão ao menos um filme no mesmo ano

Os sete selos do conglomerado são: Marvel, Lucasfilm, Disney Animation, 20th Century, Searchlight, Disney Live-Action e Pixar Animation

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Diferentemente das outras distribuidoras que se apresentaram até ontem (26) na CinemaCon, a Disney optou por algo mais objetivo, porém revelou que muito está por vir, especialmente pelo fato de todos os seus sete estúdios estarem com lançamentos planejados para 2023. As informações são dos portais Deadline e Indiewire.

Aliás, o que chamou atenção logo de cara é que, diferentemente do apresentado em 2021 e 2022, com muitas produções indo direto para o Disney+, agora em 2023 todos os filmes mostrados serão exclusivamente lançados nos cinemas, para somente depois de cumprir a janela irem ao streaming. Não precisamos dizer que essa medida (que começou a ser reimplementada em 2022) agradou demais os exibidores, certo?

Em sua primeira aparição na CinemaCon, Alan Bergman, co-presidente da Disney Entertainment, demonstrou gratidão ao público: “Gostaria de agradecer pessoalmente pelo seu apoio. É muito gratificante ver o negócio [de cinemas] voltando. E obrigado pelo sucesso de Avatar: O Caminho da Água”, fazendo referência ao filme que se tornou a terceira maior bilheteria de todos os tempos.

Tony Chambers, chefe de distribuição cinematográfica, lembrou que é a primeira vez desde 2019 que a Disney pretende lançar no mesmo ano filmes de todos os sete estúdios, que são Lucasfilm, Disney Animation, Marvel, 20th Century, Searchlight, Disney Live Action e Pixar Animation. Confira o que cada um irá colocar em cartaz em 2023!


Marvel

Apesar dos (profundos) baixos da Fase 4 e uma morna estreia na Fase 5, a Marvel continua sendo o principal estúdio da Disney no momento - e o grande número de lançamentos nos últimos quinze anos que alcançaram o US$ 1 bilhão em bilheteria global não me deixa mentir.

Para esse ano, Guardiões da Galáxia: Volume 3 é a grande aposta do MCU, com o grupo mais exótico da Marvel ganhando seu capítulo final. Claro… nada impede que o quarto filme da franquia seja lançado com outros personagens e sem o James Gunn, especialmente se as bilheterias apresentarem os números que estamos esperando.

A estreia está marcada para a próxima cine-semana (4 de maio) e dará sequência aos acontecimentos de Ultimato e do início de Thor: Amor e Trovão, quando a nave Milane partiu sem o Deus do Trovão. Na trama, os guardiões estarão com a “nova” Gamora tentando se adaptar à sua nova vida. A abertura esperada para a América do Norte é de US$ 130 milhões e o estrelado elenco você já conhece, com Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista, Vin Diesel (voz) Bradley Cooper (voz), Karen Gillan, Pom Klementieff e Elizabeth Debicki, além da adição de novos atores, como Will Poulter.

Outra novidade do estúdio para 2023 é As Marvels, que unirá as heroínas Capitã Marvel (do filme homônimo e Vingadores 3 e 4), Kamala Khan (da série Miss Marvel) e Mônica Rambeau/Fóton (da série WandaVision).

O elenco conta com as protagonistas Brie Larson, Iman Vellani e Teyonah Parris, além de Samuel Jackson e outros rostos conhecidos. Apesar disso, pouco foi revelado, talvez na estratégia de manter o foco para o filme que vem antes, evitando que um conteúdo possa atropelar o outro. As Marvels entra em cartaz em novembro. 


Lucasfilm

O esperado retorno de Indiana Jones após 15 anos longe das telonas está chegando. Programado para o final de junho, Indiana Jones e a Relíquia do Destino teve uma empolgante sequência de perseguição revelada durante a CinemaCon. Mas nada mais foi apresentado. 

Além do retorno de Harrison Ford como o protagonista, Phoebe Waller-Bridge (Fleabag), Mads Mikkelsen (Doutor Estranho), Boyd Holbrook (Logan), John Rhys-Davies (da trilogia original de Indiana Jones) completam o elenco. James Mangold (Logan) assina o roteiro e a direção do filme. 


Disney Live-Action 

No final do mês que vem, mais exatamente no dia 25, finalmente teremos a estreia do live-action de A Pequena Sereia, que conta como Halle Bailey como Ariel e Melissa McCarthy como Úrsula. Aliás, a atriz que dará vida à vilã esteve presente no palco e declarou: “Foi uma honra interpretar uma das vilãs mais deliciosas e icônicas da Disney. Você não pode deixar de amá-la. Úrsula é tudo, ela é atrevida, é uma garota conivente, talvez seja por isso que eu me identifico com ela”.

O clipe da atriz/personagem cantando "Poor Unfortunate Souls" foi exibido, mostrando o trecho em que Úrsula concede o desejo de Ariel de se tornar humana. Segundo quem estava na sessão, A Pequena Sereia é muito digno para a exibição na tela grande e a cena teve muitos aplausos. 

Outro live-action apresentado foi Mansão Mal Assombrada, inspirado no parque temático da Disney. Um trailer também foi exibido e começa com o personagem de Danny DeVito narrando: “Algum tempo depois de 1788, a mansão foi descoberta, totalmente construída. Foi quando as coisas começaram a ficar estranhas. Uma série de eventos traumáticos, ataques paranormais. Não há registros, apenas histórias”. Outros atores do elenco dão as caras, como Tiffany Haddish, LaKeith Stanfield e Jamie Lee Curtis como Madame Leota, uma cabeça de bola de cristal flutuante. Rosario Dawson, Winona Ryder, Jared Leto e Hasan Minhaj completam o elenco do filme que estreia na última semana de julho.


20th Century

Boogeyman - Seu Medo é Real é a aposta da Disney para este ano no gênero de terror. O filme foi exibido na íntegra e, segundo quem esteve lá, esse pode ser o principal longa de terror do ano. As reações foram bastante positivas e deve deixar Stephen King muito feliz com essa adaptação.

The Creator, anteriormente intitulado True Love, é dirigido por Gareth Edwards e tem John David Washington como estrela em um elenco que conta com Gemma Chan e Ken Watanabe. Um trailer foi apresentado, mas com pouquíssimos detalhes da trama. No Brasil, o longa deve estrear em 5 de outubro. 


Disney Animation

No ano em que a Disney completa um século de existência, ela se deu o direito de fazer um pedido. Wish será lançado do Dia de Ação de Graças, no final de novembro, e terá Chris Pine (Dungeons & Dragon e Mulher Maravilha) dando voz ao Rei Magnífico e Ariana DeBose (Amor, Sublime Amor) como Asha. No vídeo apresentado, ambos estavam cantando o que parece ser a música de abertura do filme. 


Searchlight

Next Goal Wins, ainda sem título oficial no Brasil, é o retorno aos filmes independentes de Taika Waititi (Jojo Rabbit). O trailer brincou com o título (que em tradução livre é “O Próximo a Marcar Vence”) e descreveu o filme como o “perdedor” do Oscar por “Jojo Rabbit” e até mesmo o perdedor do Teen Choice Award para Thor: Ragnarok. 

Mas como é Taika Waititi, sabemos que nem tudo é o que parece, porque se tem alguém que sabe brincar com as expectativas, é ele. O filme é inspirado na história real da seleção nacional de futebol da Samoa Americana, que contrata um novo técnico (interpretado por Michael Fassbender) depois que o time sofreu uma derrota histórica por 31 a 0. Next Goal Wins estreia nos cinemas em 16 de novembro.


Pixar Animation Studios. 

Elementos teve uma exibição em 3D de quase 20 minutos e animou os donos de cinema que estavam presentes. Segundo o portal Indiewire, o filme se assemelha a Divertida Mente, tanto em sua exploração da cidade de diferentes atributos, mas também na dinâmica familiar.

Elementos é uma história que se passa em Element City, onde criaturas compostas de fogo, terra, ar e água vivem em harmonia, porém não podem se misturar porque naturalmente fazem mal um ao outro. Mas tudo muda quando alguém de fogo deseja se aproximar de alguém de água. 

A animação estreia no dia 22 de junho e é uma das maiores apostas da Disney para o ano.

Compartilhe: