O Príncipe
(O Príncipe)
- País: Brasil
- Gênero: Drama
- Duração: 100 min.
Estreia
Sinopse
Gustavo, um homem de meia idade, vive em Paris há mais de vinte anos, uma vidinha pacata de intelectual sul-americano no exílio, feita de conferências, palestras, traduções e artigos para publicações especializadas, de pouca tiragem mas de muito prestígio.
Durante todo esse tempo Gustavo não tinha feito nenhuma visita ao Brasil. Várias vezes esteve a ponto de voltar, mas as razões para a viagens de alguma maneira acabaram superadas e Gustavo pôde continuar fruindo de sua paz na Rive Gauche, sem maiores sobressaltos.
O tempo, porém, sempre ele, acaba por desarrumar os arranjos mais convenientes. A mãe de Gustavo se tornava cada vez mais frágil com a idade e além disso um seu sobrinho, praticamente o ultimo parente que lhe restara além da mãe, adoecera.
Gustavo precisa voltar. Pelo menos para verificar como estão as coisas com a sua família.
O filme na verdade começa com Gustavo chegando em São Paulo.
A partir dessa chegada o filme trata dos diversos sentimentos, sensações, acontecimentos e descobertas que Gustavo faz sobre uma cidade que deixou há mais de vinte anos e que se transforma na velocidade de São Paulo.
Essa viagem de Gustavo pela sua cidade que não existe mais, e seu encontro com amigos que não são mais os mesmos, vão dar o tom do filme, vagamente nostálgico, suavemente sarcástico, algumas vezes melancólico, muitas vezes hilariante, quase uma comédia.
Gustavo, pouco a pouco, percebe que está revisitando fantasmas, revolvendo ruínas e tentando recapturar o passado, o que, como todos sabemos, é um sonho impossível.
"O Príncipe" é um filme sobre memórias, com um clima meio outonal, essa estação do ano indecisa entre o calor e o frio que vai chegar, onde se tem sobretudo a sensação de que alguma coisa lentamente está indo embora.
Elenco
Eduardo Tornagui, Bruna Lombardi, Ricardo Blat, Ewerton de Castro, Otávio Augusto, Nydia Licia
ROTEIRO
Ugo Giorgetti
PRODUÇÃO
Malu Oliveira
Direção
Ugo Giorgetti