12 Maio 2020
AC-DC Antes e Depois do COVID-19
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Hoje não quero falar de estratégias ou táticas de marketing e relacionamento corporativo. Eu quero provocar uma análise de comportamento em cada um de nós.
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Vamos iniciar pelo momento em que interrompemos nossas rotinas e, gradativamente fomos mudando nossa ótica sobre o mundo e sobre o outro.
A pandemia global interferiu em nossos planos e, mudou a agenda mundial - a COP26, conferência sobre as mudanças climáticas saiu do foco e levou junto a “maior preocupação de todos”. De qualquer forma, nós ainda precisamos salvar o planeta, mas precisamos estar vivos e saudáveis para tanto.
E por falar em clima, um estudo da Universidade de Harvard publicado no início de abril apresentou evidências de que o risco de mortalidade por COVID-19 é maior em áreas com mais poluição do ar. A boa notícia fica pela grande melhoria na qualidade do ar nas cidades de todo o mundo, comprovada pelos mapas atmosféricos da NASA.
Será que os consumidores continuarão conscientes sobre as mudanças climáticas e as ameaças à saúde global? Provavelmente sim e, talvez ainda mais depois de tanto tempo de reflexão forçada, durante a pandemia.
Quais outros fatores “imprescindíveis para a raça humana” anteriores a pandemia sobreviverão na mente dos consumidores? Quantas ONGs estarão ativas para zelar pelo nosso bem estar e nos conscientizar do que nos é relevante? Qual a tragédia da vez sustentará os veículos tradicionais de mídia?
As respostas não estarão na tecnologia, pois sozinha não é forte o suficiente para virarmos a página. O que realmente marca o encerramento de alguma coisa é a mudança de comportamento e, com isso novas prioridades e novas atitudes. Temos que ser conscientes para compreender os fatos e não os rumores em tempos de mídia propagadora de caos, fake News de robôs e influenciadores digitais inexperientes. Aí sim, o lado bom é poder utilizar a tecnologia para triar tudo isso e extrair a verdade de fato e, não a verdade imposta.
É inadequado entrarmos num isolamento total, portanto é bom procurar histórias edificantes e positivas para alívio e relaxamento. Acredito que estamos vivendo um pico de consumo de mídia e conteúdo de entretenimento, visto nossa maior permanência em casa.
Estimular e manter conexões positivas tem nos encontros digitais um caminho válido, que serve para combater a solidão, ampliar conhecimento, trocar experiências e se divertir. Isso é saudável, pois ocupa a mente e não há desculpa de trânsito para não comparecer. Tenho participado de vários, com vídeo e sem vídeo, com interação e sem interação, com gente chata e gente legal, mas em todas as situações há um propósito, do mais simples ao mais complexo, sempre conhecendo as pessoas de uma forma não convencional e isso não tem preço. Numa visão otimista podemos afirmar que até mesmo numa tragédia temos algumas consequências positivas!
Não vamos perder as oportunidades que o momento nos oferece. Agora é possível ser mais humano e demonstrar preocupação com o próximo, mesmo que para alguns a vontade de ajudar passe logo, já é uma evolução onde, talvez, não havia espaço para demonstrar sentimentos, com medo de parecer fraco.
Hoje é possível exercitar a espiritualidade, a fé e amor ao próximo, tudo isso sem parecer piegas, portanto aproveite e comprove que isso pode te fazer bem e torna-lo mais esclarecido sobre como existe vida fora de nossos muros.
É difícil saber quanto destes sentimentos perdurarão, mas o simples fato de conhecê-los é um bom caminho para utilizá-los em algum momento futuro em nossas vidas. Espero que em pouco tempo seja possível restabelecermos nossas rotinas profissionais e pessoais e, eu desejo iniciar essa nova etapa melhor de que quando fui interrompido pela pandemia. Afinal é praticamente certo, que essa não será á última interrupção imposta por um vírus originado no descaso e desrespeito com outros seres vivos.
A natureza mais uma vez reage aos nossos destemperos e, como desta vez foi muito além da saúde e nos atinge na mente e no bolso, há uma grande chance de aprendermos um pouco com o recado descrito na pandemia – O mundo está reagindo cada vez mais ao mal trato dos seus inquilinos.
Luiz Fernando Morau | morau@integradora.digital
Profissional sênior em infraestrutura, desenvolvimento e integração de soluções no audiovisual, digital cinema, broadcast, games, VR, AR e digital signage. Sócio e CEO da INTEGRADORA DIGITAL
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