10 Abril 2020
Mulheres de sucesso no Brasil e no mundo
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Muito se fala sobre as oportunidades dadas as mulheres dentro do mercado audiovisual. Os números na direção de filmes mais atualizados são de 2018 e mostram as mulheres em 20% da direção das obras audiovisuais brasileiras, 25% no roteiro e 12% na fotografia.
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Por outro lado funções tidas como de responsabilidade financeira, como produção executiva, somos 41%. E mesmo responsáveis por captações de orçamentos de diversos tamanhos e histórias, a direção masculina é esmagadoramente maior, e em muitos casos força equipes a terem muitas vezes nenhuma mulher como chefe
de equipe.
Em 2010 houve um fato histórico e transformador, Katryn Bigelow ganhou o Oscar de Melhor Direção, pela primeira vez na história do prêmio a ser ganho por uma mulher (!).
E a partir daí começou uma mudança social e audiovisual, de oportunidades, valores e pontos de vista do olhar feminino. Afinal, somos metade da população mundial e queremos nos ver nas telas, nas histórias e podendo ser qualquer personagem.
Nos últimos anos nasceram super-heroínas poderosas, engraçadas e malucas, a maioria com ótimas bilheterias, que já ficaram consolidadas no imaginário coletivo desde memes até fantasias de carnaval.
Este ano, das cinco estreias mundiais mais aguardadas, três são com protagonistas E DIRETORAS mulheres – “Mulan” de Niki Caro, “Mulher Maravilha 1984” de Patty Jenkins, e “Viúva Negra” de Cate Shortland.
No Brasil, a conquista de 2010 no Oscar também fez efeitos. O maior número das diretoras brasileiras são do cinema de independente e de autor, mas se listarmos todos os filmes da história dirigidos por mulheres, por número de espectadores, nas 10 primeiras posições temos três vezes Cris D’Amato somando 5 milhões de
ingressos, três vezes Julia Rezende somando mais de 7 milhões de ingressos, e no primeiro e segundo lugar Susana Garcia com dois sucessos absurdos de bilheteria, somando mais de 16 milhões de ingressos.
Ou seja, cada gênero tem suas características e qualidades, mas todos temos potencial.
Abaixo o ranking completo:
|
TITULO
|
DIREÇÃO
|
ESPECTADORES
|
ANO
|
1
|
Minha mãe é uma peça 3
|
Susana Garcia
|
11.498.050
|
2019
|
2
|
Minha vida em Marte
|
Susana Garcia
|
5.280.766
|
2018
|
3
|
Meu Passado Me Condena
|
Julia Rezende
|
3.140.771
|
2013
|
4
|
Cazuza - O Tempo Não Pára
|
Sandra Werneck (e Walter Carvalho)
|
3.082.522
|
2004
|
5
|
Super Xuxa Contra o Baixo Astral
|
Ana Penido (e David So)
|
2.816.000
|
1988
|
6
|
Meu Passado Me Condena 2
|
Julia Rezende
|
2.639.935
|
2015
|
7
|
De Pernas Pro Ar 3
|
Julia Rezende
|
1.798.468
|
2019
|
8
|
S.O.S.: Mulheres ao Mar
|
Cris D'Amato
|
1.776.579
|
2014
|
9
|
É Fada
|
Cris D'Amato
|
1.727.327
|
2016
|
10
|
S.O.S.: Mulheres ao Mar 2
|
Cris D'Amato
|
1.557.922
|
2015
|
11
|
Detetives do Prédio Azul 2 - O Mistério Italiano
|
Vivianne Jundi
|
1.316.981
|
2018
|
12
|
Xuxa em o Mistério da Feiurinha
|
Tizuka Yamazaki
|
1.307.135
|
2009
|
13
|
Carlota Joaquina, Princesa do Brasil
|
Carla Camurati
|
1.286.000
|
1995
|
14
|
O Noviço Rebelde
|
Tizuka Yamazaki
|
1.214.163
|
1997
|
15
|
Parahyba Mulher Macho
|
Tizuka Yamazaki
|
1.177.397
|
1983
|
16
|
Linda de Morrer
|
Cris D'Amato
|
948.542
|
2015
|
17
|
Tainá - uma aventura na Amazônia
|
Tânia Lamarca (e Sérgio Bloch)
|
853.210
|
2001
|
18
|
Acquaria
|
Flávia Moraes
|
837.695
|
2003
|
19
|
Gajin - Caminhos da Liberdade
|
Tizuka Yamazaki
|
751.422
|
1980
|
20
|
Meus 15 Anos
|
Caroline Fioratti
|
742.137
|
2017
|
21
|
Um namorado para minha mulher
|
Julia Rezende
|
665.999
|
2016
|
22
|
Que horas ela volta?
|
Anna Muylaert
|
500.687
|
2015
|
23
|
Crô em familia
|
Cininha de Paula
|
480.097
|
2018
|
24
|
Sai de Baixo - O Filme
|
Cris D'Amato
|
469.342
|
2019
|
Barbara Sturm
É diretora de conteúdo na distribuidora Elo Company, professora do curso de planejamento estratégico no Centro Cultural B_arco e membro do coletivo Asas
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