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Artigo / Representatividade

10 Abril 2020

Mulheres de sucesso no Brasil e no mundo

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Muito se fala sobre as oportunidades dadas as mulheres dentro do mercado audiovisual. Os números na direção de filmes mais atualizados são de 2018 e mostram as mulheres em 20% da direção das obras audiovisuais brasileiras, 25% no roteiro e 12% na fotografia.

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Por outro lado funções tidas como de responsabilidade financeira, como produção executiva, somos 41%. E mesmo responsáveis por captações de orçamentos de diversos tamanhos e histórias, a direção masculina é esmagadoramente maior, e em muitos casos força equipes a terem muitas vezes nenhuma mulher como chefe

de equipe.

Em 2010 houve um fato histórico e transformador, Katryn Bigelow ganhou o Oscar de Melhor Direção, pela primeira vez na história do prêmio a ser ganho por uma mulher (!).

E a partir daí começou uma mudança social e audiovisual, de oportunidades, valores e pontos de vista do olhar feminino. Afinal, somos metade da população mundial e queremos nos ver nas telas, nas histórias e podendo ser qualquer personagem.

Nos últimos anos nasceram super-heroínas poderosas, engraçadas e malucas, a maioria com ótimas bilheterias, que já ficaram consolidadas no imaginário coletivo desde memes até fantasias de carnaval.

Este ano, das cinco estreias mundiais mais aguardadas, três são com protagonistas E DIRETORAS mulheres – “Mulan” de Niki Caro, “Mulher Maravilha 1984” de Patty Jenkins, e “Viúva Negra” de Cate Shortland.

No Brasil, a conquista de 2010 no Oscar também fez efeitos. O maior número das diretoras brasileiras são do cinema de independente e de autor, mas se listarmos todos os filmes da história dirigidos por mulheres, por número de espectadores, nas 10 primeiras posições temos três vezes Cris D’Amato somando 5 milhões de

ingressos, três vezes Julia Rezende somando mais de 7 milhões de ingressos, e no primeiro e segundo lugar Susana Garcia com dois sucessos absurdos de bilheteria, somando mais de 16 milhões de ingressos.

Ou seja, cada gênero tem suas características e qualidades, mas todos temos potencial.

Abaixo o ranking completo:

 

TITULO

DIREÇÃO

ESPECTADORES

ANO

1

Minha mãe é uma peça 3

Susana Garcia

11.498.050

2019

2

Minha vida em Marte

Susana Garcia

5.280.766

2018

3

Meu Passado Me Condena

Julia Rezende

3.140.771

2013

4

Cazuza - O Tempo Não Pára

Sandra Werneck (e Walter Carvalho)

3.082.522

2004

5

Super Xuxa Contra o Baixo Astral

Ana Penido (e David So)

2.816.000

1988

6

Meu Passado Me Condena 2

Julia Rezende

2.639.935

2015

7

De Pernas Pro Ar 3

Julia Rezende

1.798.468

2019

8

S.O.S.: Mulheres ao Mar

Cris D'Amato

1.776.579

2014

9

É Fada

Cris D'Amato

1.727.327

2016

10

S.O.S.: Mulheres ao Mar 2

Cris D'Amato

1.557.922

2015

11

Detetives do Prédio Azul 2 - O Mistério Italiano

Vivianne Jundi

1.316.981

2018

12

Xuxa em o Mistério da Feiurinha

Tizuka Yamazaki

1.307.135

2009

13

Carlota Joaquina, Princesa do Brasil

Carla Camurati

1.286.000

1995

14

O Noviço Rebelde

Tizuka Yamazaki

1.214.163

1997

15

Parahyba Mulher Macho

Tizuka Yamazaki

1.177.397

1983

16

Linda de Morrer

Cris D'Amato

948.542

2015

17

Tainá - uma aventura na Amazônia

Tânia Lamarca (e Sérgio Bloch)

853.210

2001

18

Acquaria

Flávia Moraes

837.695

2003

19

Gajin - Caminhos da Liberdade

Tizuka Yamazaki

751.422

1980

20

Meus 15 Anos

Caroline Fioratti

742.137

2017

21

Um namorado para minha mulher

Julia Rezende

665.999

2016

22

Que horas ela volta?

Anna Muylaert

500.687

2015

23

Crô em familia

Cininha de Paula

480.097

2018

24

Sai de Baixo - O Filme

Cris D'Amato

469.342

2019

Barbara Sturm
Barbara Sturm

É diretora de conteúdo na distribuidora Elo Company, professora do curso de planejamento estratégico no Centro Cultural B_arco e membro do coletivo Asas

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