Exibidor

Publicidade

Artigo / Tendências

19 Março 2020

Labor nos tempos do Corona

Compartilhe:

Inicialmente pensei em escrever esse artigo falando sobre o Covid-19 no mercado de cinema e o quanto o próprio cinema já ganhou com pandemias ficcionais nas telas ao longo dos anos. O gênero catástrofe vem desde filmes como Mortos que Matam (The Last Man on Earth) lançado em 1964 baseado no livro “I Am Legend”, que por sua vez também foi adaptado para o blockbuster Eu Sou a Lenda (2007). Diversas pessoas que assistiram recentemente Contágio (2011), dirigido por Steven Soderbergh, foram as redes sociais pedir para as pessoas não verem o filme. Ou seja, é obviamente um dos filmes mais visto nas últimas semanas.  Mesmo o romance Amor nos Tempos do Cólera de Gabriel García Márquez, também trouxe às telas um cenário epidêmico.  

Publicidade fechar X

Porém, o fato de ver escritórios fechando no mundo todo me fez mudar de ideia e falar sobre algo mais prático: trabalhar de casa, também conhecido como “home office”. Muitas empresas mesmo antes da atual crise já estavam indo nessa direção com uma flexibilidade maior sobre o local de trabalho dos funcionários. Desde que mudei de país essa tem sido a minha rotina nos últimos cinco anos e, pessoalmente, acredito ser em diversos casos um benefício tanto para a empresa quanto para o funcionário. Todos nós sabemos o quanto se perde de tempo no trânsito das grandes cidades.

Trabalhar de casa impõe suas rotinas e adaptações. O primeiro ponto é garantir que você tenha a estrutura necessária para realizar suas tarefas. Se puder transformar um canto da casa em um escritório, melhor. Isso faz a separação física de onde trabalhar e onde morar.  Porém, nada adianta você ter um lugar perfeito se o sinal do Wifi é fraco ou a internet é lenta. Se você não consegue trabalhar longas horas usando o laptop, tente configurar o mesmo layout de trabalho que tem no escritório, pois faz uma grande diferença. Headsets também ajudam a manter o foco e evitar que barulhos externos atrapalhem seu desempenho.

Um dos pontos dessa nova realidade é a falta de interação com outras pessoas. Para muitos, isso é uma benção, mas com as tecnologias atuais ficou bem mais fácil realizar vídeo conferências. E essa é outra sugestão para manter a proximidade com clientes ou colegas de trabalho, além de deixar mais focado na conversa, afinal, as outras pessoas estão te vendo.  Defina exatamente qual a visão que a câmera irá mostrar a todos e vista-se como se fosse trabalhar fora de casa. Camisa social com bermuda? Sem problema. Funciona com jornalistas na TV e pode funcionar com você também.  Além disso, vendo você se arrumar para trabalhar é também uma demonstração às outras pessoas de casa que você está em um escritório como outro qualquer.

Você tem várias ligações por dia? Uma boa técnica é ter uma luz do lado de fora do escritório que fique ligada quando estiver conversando com alguém.  As pessoas vão facilmente ver que você precisa de silêncio naquele momento. Mas, no final, estamos todos na mesma situação e é compreensivo ver ou ouvir mais cenas do dia-a-dia da casa durante suas ligações. E tudo bem. Lembra a entrevista da BBC com as crianças invadindo o escritório?  Em 2017 essa cena correu o mundo. Em 2020 vai ser a coisa mais natural. O mais importante é garantir que nós e nossas famílias estejamos seguros e com saúde.

O cinema vai passar por mais esse desafio e vamos torcer que por muito tempo a pandemia seja apenas o tema de mais um lançamento nas telas do cinema.

Ricardo Bollier
Ricardo Bollier

Profissional com mais de 15 anos de experiência na indústria do entretenimento, tendo passado por empresas globais como Fox Film, Warner Bros, Dolby e D-BOX. Atua nos mercados da América Latina e Estados Unidos, juntando conteúdo, experiências e tecnologia.

Compartilhe: