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18 Fevereiro 2020

A tendência de entreter o público

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Em meu último artigo na Exibidor eu destaquei o “Retailtainment”, uma combinação de Retail e Entertainment, cada vez mais presente no mundo inteiro.

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Essa tendência de entreter, como um diferencial para atrair clientes e consumidores, vai além e se mostra presente em outras frentes de consumo. Confira abaixo!

- “Eatertainment”

A combinação de alimentação e entretenimento, que está se tornando um elemento importante na experiência do consumidor, indo desde alimentos temáticos até festivais de comida.

O entretenimento é uma das tendências de atração para clientes que veio para ficar. Isso é facilmente comprovado nos grandes parques da Flórida e seus restaurantes temáticos. Universal e locais da franquia Harry Potter - Os Três Vassouras, o Caldeirão Furado e a Cabeça do Porco. Na Disney - Ronto Roasters, Docking Bay 7 Food and Cargo e Cantina de Oga.

O entretenimento também marca presença em outros lugares, com um menu teatral no Cirque du Soleil JOYÀ no Vidanta Riviera Maya no México e Andasi, o maior restaurante subaquático do mundo e o primeiro bar subaquático da Ásia, como parte do Aquaria Phuket.

Os ambientes imersivos já apresentam visuais envolventes, ambientação com áudio, efeitos especiais com vento e aromas para consolidar o ambiente e um menu totalmente temático, permitindo que os clientes viagem ao redor do mundo, desfrutando uma gastronomia diferenciada em ambientes impactantes e imersivos.

- “Artainment”

Onde se funde arte e tecnologia, gerando experiências digitais imersivas, que podem ser interativas ou simplesmente apresentar uma nova forma de expor a arte aos mais variados públicos.

As experiências vão desde caminhadas no escuro, orientadas por artistas internacionais, até projeção de arte por todo o ambiente que se desenvolve a atração. A experiência “Vincent Van Gogh” ​​criada pelo Museu Van Gogh em Amsterdã, oferece uma experiência imersiva que combina entretenimento com educação. Ainda com esse enfoque, um museu de arte digital em Paris - Atelier des Lumières, possibilita que à medida que os visitantes circulam pelas salas, o museu os mergulha na arte digital.

São vários os exemplos de Artainment, mas tenho que destacar o Wisdome, em Los Angeles, que se autointitula "o primeiro parque de arte de entretenimento totalmente imersivo do mundo".

O consumidor busca por imersão e interatividade, através de tecnologia e serviços diferenciados.

Vivemos uma era de ansiedade por experiências personalizadas, individuais e compartilháveis, onde a tecnologia é um alavancador poderoso, com cada vez mais protagonismo. Agora o conteúdo, a criatividade e o conhecimento sobre o cliente são as chaves para uma experiência impactante, pois a tecnologia fora de contexto não agrega valor, nem momentos "instagramáveis". 

O objetivo principal é a boa experiência do cliente, saindo do lugar comum, surpreendendo e superando às expectativas do público alvo.

Tenha a certeza de conhecer o seu público alvo, pois ele já não é o mesmo de alguns anos atrás. Cuidado com as definições padronizadas dos livros de marketing de “antigamente”, pois gênero, idade, geografia e poder aquisitivo já não são variáveis absolutas.

Luiz Fernando Morau
Luiz Fernando Morau | morau@integradora.digital

Profissional sênior em infraestrutura, desenvolvimento e integração de soluções no audiovisual, digital cinema, broadcast, games, VR, AR e digital signage. Sócio e CEO da INTEGRADORA DIGITAL

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