18 Fevereiro 2020
A tendência de entreter o público
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Em meu último artigo na Exibidor eu destaquei o “Retailtainment”, uma combinação de Retail e Entertainment, cada vez mais presente no mundo inteiro.
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Essa tendência de entreter, como um diferencial para atrair clientes e consumidores, vai além e se mostra presente em outras frentes de consumo. Confira abaixo!
- “Eatertainment”
A combinação de alimentação e entretenimento, que está se tornando um elemento importante na experiência do consumidor, indo desde alimentos temáticos até festivais de comida.
O entretenimento é uma das tendências de atração para clientes que veio para ficar. Isso é facilmente comprovado nos grandes parques da Flórida e seus restaurantes temáticos. Universal e locais da franquia Harry Potter - Os Três Vassouras, o Caldeirão Furado e a Cabeça do Porco. Na Disney - Ronto Roasters, Docking Bay 7 Food and Cargo e Cantina de Oga.
O entretenimento também marca presença em outros lugares, com um menu teatral no Cirque du Soleil JOYÀ no Vidanta Riviera Maya no México e Andasi, o maior restaurante subaquático do mundo e o primeiro bar subaquático da Ásia, como parte do Aquaria Phuket.
Os ambientes imersivos já apresentam visuais envolventes, ambientação com áudio, efeitos especiais com vento e aromas para consolidar o ambiente e um menu totalmente temático, permitindo que os clientes viagem ao redor do mundo, desfrutando uma gastronomia diferenciada em ambientes impactantes e imersivos.
- “Artainment”
Onde se funde arte e tecnologia, gerando experiências digitais imersivas, que podem ser interativas ou simplesmente apresentar uma nova forma de expor a arte aos mais variados públicos.
As experiências vão desde caminhadas no escuro, orientadas por artistas internacionais, até projeção de arte por todo o ambiente que se desenvolve a atração. A experiência “Vincent Van Gogh” criada pelo Museu Van Gogh em Amsterdã, oferece uma experiência imersiva que combina entretenimento com educação. Ainda com esse enfoque, um museu de arte digital em Paris - Atelier des Lumières, possibilita que à medida que os visitantes circulam pelas salas, o museu os mergulha na arte digital.
São vários os exemplos de Artainment, mas tenho que destacar o Wisdome, em Los Angeles, que se autointitula "o primeiro parque de arte de entretenimento totalmente imersivo do mundo".
O consumidor busca por imersão e interatividade, através de tecnologia e serviços diferenciados.
Vivemos uma era de ansiedade por experiências personalizadas, individuais e compartilháveis, onde a tecnologia é um alavancador poderoso, com cada vez mais protagonismo. Agora o conteúdo, a criatividade e o conhecimento sobre o cliente são as chaves para uma experiência impactante, pois a tecnologia fora de contexto não agrega valor, nem momentos "instagramáveis".
O objetivo principal é a boa experiência do cliente, saindo do lugar comum, surpreendendo e superando às expectativas do público alvo.
Tenha a certeza de conhecer o seu público alvo, pois ele já não é o mesmo de alguns anos atrás. Cuidado com as definições padronizadas dos livros de marketing de “antigamente”, pois gênero, idade, geografia e poder aquisitivo já não são variáveis absolutas.
Luiz Fernando Morau | morau@integradora.digital
Profissional sênior em infraestrutura, desenvolvimento e integração de soluções no audiovisual, digital cinema, broadcast, games, VR, AR e digital signage. Sócio e CEO da INTEGRADORA DIGITAL
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