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Artigo / Tendências & Mercado

23 Abril 2025

A importância do fluxo de caixa e linhas de financiamento diferenciadas para o audiovisual

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O setor audiovisual é um dos principais motores da indústria criativa global, gerando impactos significativos na economia, cultura e projeção internacional dos países. No entanto, a sua dinâmica de produção e distribuição exige um planejamento financeiro robusto e acesso a linhas de financiamento diferenciadas para garantir a viabilidade dos projetos. No Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da indústria audiovisual, especialmente por meio do PROCULT e das linhas BNDES/FSA, que impulsionaram diversas empresas do setor.



Fluxo de Caixa no Audiovisual: Um Desafio Contínuo

O audiovisual não é apenas um setor de produção de conteúdo, mas também um negócio baseado na gestão de propriedades intelectuais (PIs). A monetização de um filme ou série pode se estender por anos, através de diferentes janelas de exibição, distribuição internacional, licenciamentos e produtos derivados. Além disso, trata-se de um setor essencial para a gestão de soft power, projetando a cultura e os valores de um país no cenário global por meio do entretenimento. Esse fator torna ainda mais relevante a necessidade de financiamento estruturado e um fluxo de caixa bem planejado. Diferente de setores com receitas recorrentes, a indústria cinematográfica opera em ciclos longos, com investimentos iniciais elevados e retorno financeiro incerto. O fluxo de caixa é uma das maiores dores de produtores e distribuidores, pois um filme pode levar anos para sair do desenvolvimento, passar pela produção e, finalmente, ser distribuído e monetizado. Sem uma estrutura de financiamento adequada, muitas produções ficam pelo caminho ou são comprometidas em termos de qualidade e alcance de mercado.

O alto custo das produções audiovisuais reforça a necessidade de um planejamento financeiro sólido. Hoje, um longa-metragem nacional bem-sucedido tem um orçamento que varia entre R$15 milhões e R$40 milhões, enquanto a verba de lançamento para blockbusters nacionais gira entre R$2 milhões e R$4 milhões. Já o desenvolvimento de um projeto pode custar entre R$150 mil e R$300 mil, sendo fundamental que a produtora tenha liberdade para não seguir adiante caso o projeto não apresente viabilidade.

Além disso, o modelo de negócios do audiovisual envolve uma gestão de projetos de risco elevado. Estatisticamente, de dez filmes lançados, apenas um performa de maneira significativa nas bilheteiras ou em outras plataformas de receita, cobrindo os custos de produção e garantindo retorno substancial. Dessa forma, para que a indústria se mantenha sustentável, é fundamental que existam mecanismos de financiamento que permitam que as produtoras assumam riscos calculados e diversifiquem seus projetos.

Outro fator que tem impactado diretamente o financiamento de produções audiovisuais é a alta das taxas de juros no Brasil e no mundo. O custo elevado do crédito inviabiliza projetos inovadores e a expansão do empreendedorismo, dificultando o acesso a capital por parte das produtoras. O setor audiovisual, que já opera com margens de risco significativas, sofre ainda mais com esse cenário, tornando essencial a existência de linhas de crédito diferenciadas para viabilizar novas produções e impulsionar a competitividade da indústria.

A ELO STUDIOS é um exemplo de empresa que soube estruturar seu fluxo de caixa a partir de fontes de financiamento estratégicas. Utilizando o PROCULT do BNDES, a empresa passou por significativa mudança estratégica nos últimos anos, entrando no desenvolvimento e produção, - hoje se somam mais de 14 produções em diferentes estágios. Além disso, ao obter condições mais favoráveis de financiamento, a ELO STUDIOS conseguiu elevar seu patamar na distribuição, focando em filmes de maior porte e com mais investimento em lançamento, ampliando o alcance de suas produções.

Outra questão crítica de fluxo de caixa no audiovisual envolve as produções para plataformas de streaming. Como esses contratos geralmente incluem pagamentos em diferentes etapas, os produtores precisam de capital de giro para cobrir custos antes do recebimento total dos valores. Financiamentos específicos podem garantir que essas produções avancem sem comprometer a saúde financeira das empresas.

Nova Linha de Financiamento para o Audiovisual

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem desempenhado um papel crucial no fortalecimento do setor audiovisual brasileiro ao introduzir novas linhas de financiamento adaptadas às necessidades da indústria. Em 2024, foi lançada a linha de crédito com recursos do FSA, operacionalizada por BNDES e BRDE, visando impulsionar investimentos e ampliar o mercado de crédito para o setor.

Este programa oferece três modalidades de crédito:

  1. Infraestrutura: Financiamento para aquisição, implantação e expansão de ativos de infraestrutura das empresas do setor audiovisual.

  2. Inovação e Acessibilidade: Apoio a investimentos em inovação ou iniciativas que promovam a acessibilidade nas produções audiovisuais.

  3. Conteúdo e Comercialização: Financiamento de planos de negócios focados no desenvolvimento, produção, comercialização e internacionalização de conteúdos audiovisuais brasileiros, incluindo jogos eletrônicos, além da capacitação de empresas e profissionais.

Essas iniciativas refletem o compromisso das políticas públicas em fortalecer a indústria audiovisual nacional, promovendo a inovação, a inclusão e a expansão do conteúdo brasileiro no mercado global.

O Papel do BNDES no Desenvolvimento de Setores Estratégicos

Historicamente, o BNDES tem sido um dos principais propulsores de setores estratégicos no Brasil, viabilizando o crescimento de empresas que hoje são líderes em seus mercados. No setor audiovisual, a atuação do banco é essencial para garantir que o Brasil tenha condições de competir no cenário internacional e consolidar uma indústria robusta, capaz de gerar empregos e fomentar a economia criativa.

Os benefícios do incentivo ao audiovisual são evidentes. Segundo a Motion Picture Association (MPA), para cada dólar investido em produção cinematográfica, são gerados US$6 em impactos na economia local, incluindo turismo, geração de empregos e serviços. Em países como Canadá e França, o financiamento público ao audiovisual é uma das bases da indústria, permitindo que seus filmes tenham presença forte nos circuitos internacionais e, frequentemente, cheguem ao Oscar.

Além do audiovisual, o BNDES também apoia outras indústrias estratégicas, garantindo maior competitividade para o Brasil em setores como tecnologia, infraestrutura e inovação. Esse suporte não apenas fortalece o desenvolvimento econômico, mas também assegura que empresas nacionais tenham condições de concorrer globalmente.

O financiamento adequado é essencial para o crescimento do audiovisual no Brasil. Sem acesso a linhas de crédito estruturadas e com condições favoráveis, muitos projetos não conseguiriam sair do papel. Precisamos de políticas contínuas que incentivem a inovação e a competitividade da nossa indústria, permitindo que nossas produções tenham cada vez mais alcance e relevância internacional.

Para que o Brasil alcance todo o seu potencial no audiovisual, é imprescindível a manutenção e a ampliação de linhas de financiamento diferenciadas, como o PROCULT do BNDES e a recente linha de crédito com recursos do FSA. O case da ELO STUDIOS mostra que, com a estruturação correta, empresas podem crescer, atingir novos mercados e contribuir significativamente para a economia criativa nacional. Se quisermos ver o Brasil mais presente em premiações internacionais e consolidar uma indústria forte, o financiamento adequado e um fluxo de caixa bem planejado são passos essenciais.

Sabrina Nudeliman Wagon
Sabrina Nudeliman Wagon

CEO e cofundadora da ELO STUDIOS, Sabrina Nudeliman Wagon é uma líder visionária no setor audiovisual, especializada em inovação, produção e distribuição de conteúdos impactantes. Sob sua gestão, a ELO STUDIOS distribuiu mais de 500 títulos brasileiros em mais de 100 países, incluindo o filme nacional mais assistido de 2022, Medida Provisória. Com passagens pela McKinsey & Co. e Edelman, Sabrina tem um histórico consolidado na formulação de estratégias de negócios, parcerias internacionais e expansão de mercado. Atua como Diretora-Geral da Aries Partners Holding, empresa voltada para investimentos em tecnologia e mídia, e é cofundadora da Women Leadership Association, reforçando seu compromisso com a diversidade e inclusão na indústria. A ELO STUDIOS tem em seu portfólio produções originais de grande impacto, como Caindo na Real (TELECINE), Avenida Beira-Mar (vencedor de Guadalajara), Divinas (Lifetime) e Lupi & Baduki (HBO Max). Também se destaca no branded entertainment, criando na

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