26 Fevereiro 2025
O cinema brasileiro ainda está aqui e no mundo todo
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Nada mais emblemático do que um filme chamado “Ainda Estou Aqui” ser a representação de um momento de virada e renascimento do cinema brasileiro. Mesmo depois de uma pandemia e fechamento de quase metade das salas de cinema em 2020, o setor cinematográfico brasileiro ainda está aqui. Segundo a Ancine, são mais de 3,5 mil salas em funcionamento, superando até os números de 2019, recorde anterior.
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No último ano, o número de espectadores de produções brasileiras dobrou em relação a 2023, e os filmes nacionais foram responsáveis por 10,1% do público pagante nos cinemas (Agência Nacional do Cinema). Dos 125 milhões de espectadores que assistiram a sessões de cinema em 2024, 12,5 milhões viram produções brasileiras.
O longa de Walter Salles está entre os responsáveis pelo aumento no consumo de filmes nacionais no cinema e ficou na sexta posição entre as produções com maior público de 2024, incluindo aí filmes de fora também. Depois da vitória histórica de Fernanda Torres no Globo de Ouro, o número de salas de cinema transmitindo o filme cresceu 113%. E olha que nem começamos a falar de Oscar.
Antes mesmo do anúncio oficial da Academia de que o filme concorre em três categorias - Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz e Melhor Filme -, já eram mais de 144 mil publicações nas redes sociais citando “Ainda Estou Aqui” nos últimos seis meses (Stilingue). Naquele momento, o público já ultrapassava 3,5 milhões de espectadores nas salas de todo país - e atualmente já são mais de 5 milhões de ingressos vendidos. O cinema brasileiro retomou seu destaque não só nas salas, mas também nas conversas e cotidiano dos brasileiros.
Provando o poder da arte em levar discussões das obras para a realidade, o período do lançamento do filme no Brasil causou um pico de buscas sobre a Comissão da Verdade. Historicamente, as buscas sobre o assunto sofrem aumento em datas emblemáticas, como no mês de março, e em períodos eleitorais específicos, como na eleição de 2018. O lançamento de “Ainda Estou Aqui”, em novembro de 2024, gerou o quinto maior pico de interesse sobre o assunto nos últimos 10 anos e o termo “ditadura” atingiu o nível de maior interesse para esse mês, nos últimos 5 anos (Google Trends).
Que a noite do dia 2 de março seja uma grande festa, com toda a alegria e comemoração que o Carnaval brasileiro entrega, e que divide destaque com a cerimônia do Oscar neste ano. Mas que a valorização ao cinema nacional não morra na quarta-feira de cinzas e tenhamos grandes produções sendo prestigiadas aos milhões nas salas de cinema pelos próximos anos.

Antoine Clauzel
Antoine Clauzel é diretor executivo do AdoroCinema. Nos últimos 15 anos liderou operações e iniciativas estratégicas para as principais plataformas de conteúdo on-line e de e-commerce. Gerenciou equipes multidisciplinares de marketing, conteúdo, produto e vendas, impulsionando o rápido crescimento de negócios digitais. Está na Webedia Brasil, detentora do AdoroCinema, há quase uma década. Com formação em Marketing Web, pela Universidade Aix-Marseille, e Marketing de Turismo, pela Universidade Côte d’Azur, veio para o Brasil em 2012 para assumir como gerente de Marketing e Operações da Voyage Privé.
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