12 Fevereiro 2025
A janela de exibição dos indicados a Melhor Filme no Oscar
Autor: Lucas Mascarenhas, Analista Sênior de Insights na Parrot Analytics
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No último dia 23 foram revelados os indicados à 97ª edição do Oscar. Como amplamente repercutido pela imprensa e nas redes sociais, “Ainda Estou Aqui” recebeu três indicações, incluindo o prêmio máximo da noite: Melhor Filme. Dentre os dez candidatos concorrendo a principal estatueta, apenas três, incluindo o longa dirigido por Walter Salles, haviam sido lançados nos cinemas brasileiros antes do anúncio dos indicados.
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Apesar de não ser uma prática incomum, em toda a temporada de premiações há comentários e críticas de uma bolha cinéfila ativa sobre a janela de exibição dessas produções. No geral, antes de um título ser nomeado à categoria mais concorrida da noite, ele é exibido em um festival de cinema de grande repercussão, como Cannes, Veneza, Telluride e Toronto. Entre os indicados deste ano, apenas dois títulos não foram exibidos em um desses festivais.
Dessa maneira, cinéfilos brasileiros atentos às principais novidades da indústria acompanham a repercussão de um título durante meses. Em geral, essas mesmas produções são lançadas nos cinemas americanos e chegam ao território brasileiro em uma data próxima à cerimônia. Ou seja, um filme como “Emília Pérez”, o maior indicado da edição de 2025 com 13 nomeações, tem como linha do tempo uma premiére em Cannes em maio de 2024, um lançamento nos Estados Unidos em novembro do mesmo ano e uma data agendada para fevereiro de 2025 nos cinemas brasileiros. E assim, discussões por vezes acaloradas sobre o porquê desses títulos não terem um lançamento no mercado brasileiro simultâneo ao mercado estadunidense ganham vida.
Para além das questões contratuais de distribuição, o “momentum” merece ser levado em consideração. De acordo com os dados da Parrot Analytics, empresa líder em análise de entretenimento global que mapeia toda a jornada de descoberta de um conteúdo, quantificando a popularidade de um título na economia de atenção, é justamente durante o período do Oscar que esses filmes alcançam seus maiores patamares de demanda no mercado brasileiro, sendo capazes de alcançar um público para além da bolha cinéfila.
Para essa análise, a Parrot mapeou os indicados a melhor filme entre 2020 e 2024, considerando apenas os títulos que tiveram uma data de estreia no mercado brasileiro posterior a do mercado estadunidense. Além disso, a edição de 2021 não foi contabilizada por conta dos impactos da COVID-19. Em todos os anos mapeados, a média de demanda dos nomeados cresce à medida que a cerimônia se aproxima, alcançando o seu pico durante o mês de exibição do Oscar.
Até em casos de filmes lançados consideravelmente antes da premiação, como “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, vencedor da categoria de melhor filme em 2023 e com um lançamento nos cinemas brasileiros em junho do ano anterior, o mês da cerimônia ainda é aquele com a maior média de demanda. Essa métrica desenvolvida pela Parrot engloba o consumo de buscas online, redes sociais, consumo em sites de vídeos e em plataformas open-streaming.
Além disso, a demanda média desses filmes no Brasil é três vezes maior durante o primeiro mês de exibição nos cinemas brasileiros no comparativo com o período de lançamento no mercado estadunidense, quando novas resenhas são adicionadas no Letterboxd e o sentimento de FOMO do cinéfilo brasiliero parece alcançar níveis estratosféricos. Isso não significa que não há altos patamares de demanda nesse período no Brasil. Títulos como “Pobres Criaturas”, vencedor da categoria de Melhor Atriz na última edição, registrou um pico de demanda no Brasil de 15 vezes a média de todos os títulos trackeados pela Parrot antes do seu lançamento nos cinemas nacionais.
O filme já vinha crescendo em demanda desde a sua exibição em Veneza, quando “Pobres Criaturas” recebeu o prêmio máximo do festival e Emma Stone se tornou uma das frontrunners da sua categoria. No entanto, é durante o seu lançamento no cinema brasileiros, dois meses após a estreia em seu mercado doméstico e a poucas semanas do Oscar, que o título alcançou seu pico, registrando um pico de demanda de 66 vezes a média de todos os títulos.
Apesar de cada dinâmica de lançamento ser única, a série histórica revela que os “filmes do Oscar” tendem a registrar um patamar de demanda mais expressivo no mercado brasileiro com uma exibição mais próxima da premiação. Obviamente que superproduções como “Duna: Parte 2” e “Wicked” conseguem se sustentar com narrativas que não dependem exclusivamente da premiação, entretanto, filmes menores com passagens em festivais como “Anora” e “Conclave” já vêem o impacto de uma nomeação em sua demanda no mercado brasileiro.
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Parrot Analytics
A Parrot Analytics é líder em análise de entretenimento global. A empresa avalia conteúdo, talento e propriedade intelectual ao medir mais de 2 bilhões de data points em todo o mundo. Com base na demanda e na oferta de conteúdo, a Parrot Analytics pode determinar o valor de qualquer programa de TV ou filme em qualquer plataforma e em qualquer mercado. Os parceiros da Parrot Analytics usam esse conhecimento para melhor entender a oferta e a demanda global, a fim de valorar conteúdo e talento, impulsionar melhores decisões de produção, distribuição, aquisição e marketing, bem como aumentar e reter a base de assinantes de plataformas D2C. Para mais informações sobre a Parrot Analytics acesse www.parrotanalytics.com
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