03 Janeiro 2025
A força das animações internacionais nos cinemas brasileiros
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Autor: Lucas Mascarenhas, Analista Sênior de Insights na Parrot Analytics
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Após ter se tornado a animação com a maior bilheteria da história do cinema ao ultrapassar “Frozen 2”, “Divertida Mente 2” também alcançou recordes importantes no mercado brasileiro ao se tornar a maior bilheteria da história, independente do gênero. Em 2024, filmes de animação se destacaram em diferentes frentes. Até dezembro, três dos quatro filmes de maior bilheteria do ano nos cinemas brasileiros faziam parte do gênero: o já citado “Divertida Mente 2”, “Meu Malvado Favorito 4” e “Moana 2”, lançado no final de novembro. Todos os três títulos têm como semelhança serem sequências de franquias bem-sucedidas.
De acordo com a Parrot Analytics, empresa líder em análise de entretenimento global, cinco das seis animações com o maior pico de demanda em 2024 no mercado brasileiro fazem parte de franquias. A métrica desenvolvida pela Parrot engloba o consumo de buscas online, redes sociais, consumo em sites de vídeos e em plataformas open-streaming. Através dessa metodologia é possível mapear toda a jornada de descoberta de um conteúdo, quantificando a popularidade de um título na economia de atenção.
Mas antes de alcançarem as telas de cinema, a demanda por esses títulos já era um destaque no mercado nacional. Com uma campanha de marketing agressiva, esse grupo de títulos registrou uma patamar médio de 16 vezes a média de todos os títulos mapeados pela Parrot, independente do gênero ou país de origem, 30 dias antes das suas respectivas estreias no cinema. Essa performance só é alcançada por apenas 3% de todos os títulos mapeados pela Parrot. Isso indica que tão importante quanto uma boa estreia é a estratégia que acompanha essas produções para a consolidação delas como franquia.
Com o lançamento de teaser, trailers, entre outros materiais de divulgação, “Divertida Mente 2”, “Moana 2”, “Meu Malvado Favorito 4”, “Garfield: O Filme”, “Kung Fu Panda 4” e “Robô Selvagem” foram os principais destaques do ano; sendo o último o único título a não ser parte de um universo audiovisual pré-existente. Essa diferença pode ter contribuído para “Robô Selvagem” ter alcançado o menor patamar pré-lançamento entre os títulos analisados. No entanto, nos 30 primeiros dias após o lançamento, o filme cresceu 326% em demanda no comparativo com o período anterior, registrando um aumento proporcional inferior apenas a “Divertida Mente 2”.
Essas duas perspectivas são capazes de nos ajudar a entender melhor o sucesso dessas produções. Apesar de um alto investimento em marketing estar a serviço para um bom lançamento, que representa alto engajamento e consumo, o poder de uma história de qualidade que pode ser descoberta e compartilhada com a audiência também se faz presente. Ao mapear toda a jornada de descoberta da audiência, a Parrot consegue identificar os picos de demanda que representaram um alto engajamento antes e após o lançamento de um título. “Divertida Mente 2”, por exemplo, começa a registrar crescimento três meses antes do seu lançamento nos cinemas, quando Tatá Werneck foi oficialmente anunciada como a voz da personagem Ansiedade.
Para além do cinema, as animações também se destacam entre as séries de TV. Enquanto na tela grande as principais franquias infantis são destaque, há maior diversidade de tons entre as séries, com produções para adultos disponibilizadas em plataformas de streaming registrando os maiores picos de demanda. Apesar de franquias de super-heróis estarem presentes com “X-Men ‘97” (Disney+), adaptações de jogos como “Arcane” (Netflix), webséries como “Hazbin Hotel” (Amazon Prime Video) e animes com “Dandadan”, “My Hero Academia” e “Jujutsu Kaisen” (Crunchyroll) também registram patamares expressivos de demanda no Brasil.
Dessa maneira, é possível perceber que, apesar das animações infantis produzidas por grandes estúdios para as salas de cinema serem destaque, há um interesse diverso pelo formato animação entre diferentes públicos. Outro ponto é perceber como a audiência responde pelas novidades desses novos lançamentos ao engajar com uma campanha de divulgação que precisa estar a serviço dessa produção sem esquecer de ressoar no seu asset mais importante: o público.
Parrot Analytics
A Parrot Analytics é líder em análise de entretenimento global. A empresa avalia conteúdo, talento e propriedade intelectual ao medir mais de 2 bilhões de data points em todo o mundo. Com base na demanda e na oferta de conteúdo, a Parrot Analytics pode determinar o valor de qualquer programa de TV ou filme em qualquer plataforma e em qualquer mercado. Os parceiros da Parrot Analytics usam esse conhecimento para melhor entender a oferta e a demanda global, a fim de valorar conteúdo e talento, impulsionar melhores decisões de produção, distribuição, aquisição e marketing, bem como aumentar e reter a base de assinantes de plataformas D2C. Para mais informações sobre a Parrot Analytics acesse www.parrotanalytics.com
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