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Artigo / Tendências & Mercado

21 Junho 2024

Minhas reflexões sobre a aquisição da Alamo pela Sony

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Esta é uma declaração poderosa de apoio ao cinema tradicional. Tom Rothman e a Sony acreditam que lançamentos cinematográficos seguidos por uma robusta janela exclusiva nos cinemas criam valorizam seus filmes. E eles acabaram de fazer um investimento de acordo com o que dizem. Eles acreditam no futuro do cinema.

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Por anos, a Alamo teve um modelo de negócios único e atrativo, combinando uma seleção diversificada de filmes com ótima comida e ainda melhor cerveja. As equipes de cada cinema conhecem filmes profundamente e adoram discuti-los. Mas a crise causada pela pandemia, seguida pelas greves, foi difícil para a Alamo, assim como foi para todos os exibidores.

Então, que venha.

Eu sei que alguns dos meus amigos da indústria estarão preocupados com o retorno da integração vertical e possíveis condutas anticompetitivas quando um distribuidor possui um cinema, e eles podem até atribuir essa preocupação à revogação dos decretos de consentimento da Paramount.

No entanto, nem os decretos de consentimento da Paramount, nem as leis antitrust americanas subjacentes teriam impedido esta aquisição. A Sony já possuía cinemas antes, até durante o período dos decretos da Paramount.

Além disso, embora a Alamo tenha muitas unidades de sucesso, seja por propriedade direta ou franquias, sua participação total de mercado cinematográfico é baixa. Isso reduz drasticamente qualquer ameaça de comportamento anticompetitivo por parte da Sony.

O ponto principal é que a exibição precisa de mais filmes e mais filmes diversos, distribuídos novamente ao longo de um calendário regular de 12 meses, com um suporte inteligente de marketing. É por isso que meus parceiros Jackie Brenneman, Patrick Corcoran e eu estamos trabalhando para (1) construir e popularizar um novo mercado de distribuição cinematográfica e um sistema de distribuição baseado em software, dados e sim, IA. E apoiado por um fundo de marketing. E (2) é por isso também que estamos trabalhando com parceiros para construir uma nova instalação de produção para lançar mais filmes.

Fiquem atentos para mais detalhes sobre esses dois projetos à medida que avançam. Enquanto isso, parabéns aos nossos amigos da Sony e da Alamo. Esta transação é boa para o negócio.

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Este artigo foi gentilmente cedido por John Fithian e foi originalmente publicado em sua página do Linkedin

John Fithian
John Fithian

Ex-presidente da NATO, pela qual criou a CinemaCon e a Global Cinema Federation, John Fithian atualmente é sócio-fundador da empresa de consultoria The Fithian Group.

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