21 Junho 2023
Produzimos hoje para os jovens do futuro: uma reflexão sobre filmes Young Adult
Compartilhe:
Nessa última década foi possível observar uma disparada na produção de obras audiovisuais para o público jovem, os chamados filmes teen e YA (Young Adult). Por me interessar por assuntos relativos à adolescência, acabei assumindo roteiro e direção de alguns desses longas-metragens desde o início dessa “onda”. Encarei esse desafio, pois acredito que engajar o jovem a assistir filmes nacionais é formar público para a nossa indústria criativa.
Publicidade fechar X
Eu dirigi em 2017 o filme Meus 15 Anos pela Paris Filmes, fiz um thriller autoral que estreou no festival SXSW no início de 2023, Meu Casulo de Drywall, e nesse mês de junho, lanço Um Ano Inesquecível – Inverno, no Prime Vídeo. Apesar das três obras terem como objetivo o diálogo com o público jovem, elas são muito diferentes entre si em gênero, estética e temas abordados. Se olharmos para a produção YA e colocarmos tudo na “mesma caixinha”, estamos subestimando um público que é diverso e não uma grande massa que vai gostar das mesmas produções. Por isso é necessário encontrar o nicho da sua obra entre esses espectadores, que são conectados com inovações narrativas vindas do mundo todo. Além disso, como cineasta, eu sei que preciso criar a partir do que é verdadeiro para mim, pois é assim que eu vou atingir o público. Os meus filmes YA trazem então momentos mais intimistas, fogem apenas da trama e mergulham na subjetividade das protagonistas. São filmes que não dão respostas definitiva, deixam aberto para um caminho, pois a adolescência é sobre esse caminhar.
Um Ano Inesquecível – Inverno faz parte de uma tetralogia inspirada no livro “Um Ano Inesquecível”, que reúne contos YA de autoras conhecidas do público juvenil. A convite da Amazon Studios e da Panorâmica Filmes, tive a oportunidade de trabalhar na concepção dessa adaptação audiovisual desde o início. Pensamos essa releitura audiovisual de forma que cada filme tivesse um gênero diferente, que melhor traduzisse uma estação do ano, e assim, pudesse agradar a um público distinto. Quem gosta de comédia vai preferir o Verão, fãs de musicais vão gostar do Outono, já jovens que gostam de dramas que não só divertem, mas também derrubam uma lágrima, vão curtir o Inverno. Fui voz ativa na decisão de que 50% das protagonistas seriam negras e 50% brancas (no livro, todas eram brancas), pois é necessário que os jovens brasileiros se vejam representados. E assim, criamos nessa tetralogia, conteúdo que vê as diferenças entre os jovens, que não os trata como um grupo consumidor homogêneo.
Assim, após quase uma década de produção teen e YA, fica a questão: como podemos evoluir? Minha resposta é que precisamos assumir riscos. Os algoritmos, pesquisas e números de bilheteria nos desenham um cenário importante, mas existe também pesquisas comportamentais realizadas nas áreas da psicologia e antropologia que também podem nos ajudar. O que o jovem quer sentir? Que pontes ele quer estabelecer com o conteúdo? Que tipo de sensação ele quer compartilhar? As redes sociais podem passar a ideia de que é apenas a alegria, mas a dor, o medo, a incerteza fazem parte dessa etapa da vida, e o cinema tem a possibilidade de permitir a catarse. Quero continuar me comunicando com esse público, mas agora através de novos gêneros como ação, terror, thriller, crime, que possibilitam outros tipos de pontes. A comédia e o romance sempre terão o seu espaço, mas não o monopólio. Como realizadores audiovisuais, precisamos de uma habilidade de “viajantes do tempo”, para entender o que veio antes, o comportamento do presente e assim refletir sobre o futuro próximo, pois fazer um filme ou uma série leva tempo, e enquanto escrevemos e filmamos hoje já estamos falando com jovem do futuro.
Caroline Fioratti
Caroline Fioratti é diretora, roteirista e produtora. Estreou na direção de longa-metragens com o filme Meus 15 Anos. Criou, escreveu e dirigiu a minissérie A Grande Viagem, indicada ao International Emmy Awards. Tem em seu currículo séries como, Unidade Básica (Universal), Temporada de Verão (Netflix) e Os Ausentes (HBOMax). Lança em 2023 dois novos filmes, Um Ano Inesquecível – Inverno (Amazon Prime Video) e Meu Casulo de Drywall (SXSW world premiere).
Compartilhe: