24 Maio 2023
Com o Manual do Patrocinador, aprenda a otimizar benefícios fiscais
Compartilhe:
Recentemente, o Observatório Itaú Cultural apontou que o PIB da Economia da Cultura e Indústrias Criativas (ECIC) no Brasil representou 3,11% das riquezas geradas no país em 2020 – o que equivale a R$ 230,14 bilhões dos R$ 7,4 trilhões movimentados pela economia no período.
Publicidade fechar X
Além disso, a pesquisa demonstra que a área da cultura cresceu 78% entre 2012 e 2020.
Esses números somados ao retorno do Ministério da Cultura e às mudanças na Lei Rouanet confirmam um fato: a Economia Criativa está a todo vapor. Logo, quem atua nesse setor precisa saber como otimizar os benefícios fiscais que podem ser obtidos via patrocínios ou doações e maximizar o retorno sobre investimento.
Diante disso, gostaria que você conhecesse a nova edição do Manual do Patrocinador. O guia é a primeira publicação brasileira a explicar e resumir, de forma didática, como os mecanismos de incentivo fiscal funcionam.
Online e gratuita, a edição 2023|2024 é fácil de manusear, apresenta as principais legislações das esferas federal, estadual e municipal de incentivo – nas áreas de Cultura, Esporte, Social, Tecnologia e Sustentabilidade – e aponta sugestões de projetos aprovados com abatimento integral.
O Manual do Patrocinador 2023|2024 é uma correalização entre CQS/FV Advogados, Editora Brasileira, Produtora Brasileira, World Observatory e Animus Consultoria. A Fundação Itaú e a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) apoiam a iniciativa. Para baixar o título, acesse manualdopatrocinador.com.br.
Fábio Cesnik | cesnik@cqsfv.com.br
Fábio Cesnik é sócio-fundador do CQS/FV Advogados. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo. Atua como vice-presidente de Relações Institucionais, da Câmara de Comércio Brasil-Califórnia (BCCC). Desde 2010, é apontado pelo Chambers Global Guide como principal referência na área de Mídia & Entretenimento.
Compartilhe: