09 Novembro 2021
Estudo de Caso - Super Drags
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Desafios e Oportunidades do “Work for Hire” nas animações - a prestação de serviços de animação pode ser uma possibilidade interessantes para a sustentabilidade dos estudios de animação no Brasil?
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A indústria de animação brasileira vem obtendo reconhecido destaque internacionalmente tanto no campo artístico - tendo obras nacionais indicadas e premiadas em muitos festivais ao redor do globo - quanto no campo mercadológico, visto que profissionais brasileiros atuantes neste segmento são muito valorizados por empresas estrangeiras. Carlos Saldanha é exemplo emblemático neste sentido, reconhecido diretor, produtor, animador e dublador brasileiro, foi Co-Diretor da série animada A Era do Gelo, que movimentou mais de U$D 1 bilhão de dólares no mundo e foi vista por mais de 8 milhões de espectadores.
Um dos maiores entraves à atuação global das empresas de animação é conseguir viabilizar financeiramente seus projetos de forma a obterem fluxo de caixa para manterem suas equipes fixas em atividade, sem que haja interrupções. Além disso, em virtude das empresas de animação serem de pequeno e médio porte na maioria das regiões do país, o acesso a crédito através de empréstimos e investimentos é quase nulo (ANIMA MUNDI, 2020).
Mesmo com modelos diferentes de financiamento, os EUA e o Canadá possuem um leque maior de recursos para financiar a produção de animações do que o Brasil. Em nosso país, os estúdios são capazes de competir em termos técnicos e em criatividade, mas ainda faltam recursos, inclusive estruturais que impõe desafios a empresas e estudios de animação, que buscam alternativas visando sua sustentabilidade a médio e longo prazo.
No Brasil, podemos trazer um caso de uma dessas alternativas, levada a cabo por um estudio de animação do Rio de Janeiro. Combo Studio (https://www.instagram.com/comboestudio), fundado em 2014 por Anderson Mahanski, Fernando Mendonça, Marcelo Pereira e Vitor Campos transita nas mais diversas mídias, oferecendo serviços em todos os estágios da produção. Com grandes parceiros, como Cartoon Network, Netflix, Disney e Google, produziu grandes sucessos, como Any Malu e Super Drags. Com a sua expertise, também criou o "Curso de Animação e Rig Combo Studio", uma formação exclusiva e 100% on-line para animadores aprimorarem suas habilidades. (https://vimeo.com/591315491, Acesso em 27/10/21).
Em 2015 a RioFilme anunciou o retorno de linhas de desenvolvimento que haviam sido deixadas de lado anos antes, como a chamada pública para desenvolvimento de séries e roteiros para TV. O edital contemplou o desenvolvimento do roteiro do primeiro e único projeto incentivado da Combo Studio, Super Drags, que seria produzido e vinculado a Netflix, indo a lançamento três anos depois, em 2018, na gigante plataforma global de streaming, exibida em mais de 190 paises.
Super Drags se tornou assim, a primeira série de animação declaradamente LGBTQIA+ na história do audiovisual brasileiro e também a primeira série de animação brasileira feita pela Netflix, sendo também a primeira produção nacional LGBTQIA+ do seu catálogo de obras audiovisuais. (https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=_h0mrndA2fU, Acesso em 27/10/21).
Durante o anúncio e lançamento de Super Drags, foram iniciadas as negociações com a plataforma de streaming para renovação da série e sua continuidade foi interrompida encerrando o arco narrativo da animação adulta. Neste momento, o maior desafio que surgiu foi encontrar uma solução para a janela sem aportes financeiros, normalmente, obtidos pela captação e produção de outras obras audiovisuais. O processo de produção demandou treinamento intensivo para os talentos visando a entrega de um trabalho de alta performace artistica e foi necessário deslocar a atenção da equipe e dos funcionários da Combo Studio exclusivamente para essa obra de alcance global.
Sem contar com os recursos de uma nova produção para ser desenvolvida, se tornou inviavel absorver os trabalhadores que fizeram parte do projeto devido ao cancelamento da série em sua primeira temporada. Isso reduziu a capacidade produtiva do estúdio que, sem recursos suficientes para arcar com os custos destes profissionais, se viu obrigado a optar pela dispensa de trabalhadores muito qualificados no mercado de trabalho.
Após o hiato da experiência de Super Drags, a sustentabilidade do Combo Studio se daria por negociações ativas considerando a realização de prestação de serviços de animação para estudios e agências no Brasil e no Mundo. Com isso, projetos de menor duração começaram a fazer parte da rotina do estúdio, ofertando eventualmente, novos postos de trabalho devido a demanda volatil de entregas a serem feitas pela empresa.
O Mapeamento da Industria de Animação na Europa, publicado em 2015, aponta que empresas consideradas grandes no Reino Unido, ou seja, aquelas com faturamento superior a £5mi/ano, recebem 40% de seu faturamento total vinda de marketing/merchandising e receitas auxiliaries, como a prestação de serviços. Em empresas de animação com faturamento menor que £2mi, 37% do faturamento vem de projetos onde se prestam serviços e apenas 10% do recurso vem de receitas auxiliaries, como mostra o quadro abaixo: https://imgur.com/a/WJfxjdU
O gráfico acima [que pode ser visualizado no link] reforça a importância da diversificação de recursos e serviços auxiliares visando a sustentabilidade de estúdios de animação – especialmente os de pequeno porte - não somente no Brasil, mas em outros países do globo.
Mesmo apresentando numeros expressivos de alcance de público, representatividade, e geração de valores e recursos para o pais, os dados da indústria de animação apontam para a importância de um cenário aquecido a nivel nacional, que pode ser alavancado com ações de iniciativas públicas e privadas de forma que as empresas envolvidas neste segmento tenham condições de se planejarem para crescer e também exportarem seus produtos e serviços para fora do Brasil, elevando a auto-estima do brasileiro, projetando sua imagem e melhorando a leitura que se tem do pais mundo a fora.
Em um contexto de desvalorização da moeda nacional, devemos considerar também a importância de atração de recursos financeiros de outros paises, gerando empregos e renda para nossa sociedade.
REFERÊNCIAS
Marta Jiménez Pumares, Patrizia Simone, Deirdre Kevin, et al. Mapping The Animation Industry In Europe, 2015, p103. Disponível em: https://ec.europa.eu/information_society/newsroom/image/document/2016-26/mapping_the_animation_industry_in_europe_16280.pdf
ANIMA MUNDI. Mapeamento da animação no Brasil. 2020. Disponível em http://mapeamentoanimacao.com.br/.
Caio Matheus Branco
Graduado em Produção Cultural pela UFF, com experiência em Gestão de Projetos, Consultoria, Produção Executiva e Controle Financeiro. Empreendeu e atuou com instituições e empresas nacionais e internacionais. Atualmente, gerencia o setor de Finance da Combo Studio, em articulação com as áreas da Produção, Contabilidade e Jurídico. Para o poder público, é analista de projetos de editais na Cultura, oferecendo relatórios e parecer técnico sobre sua viabilidade de execução. No campo acadêmico, cursa o Mestrado Profissional em Economia, Política da Cultura e Industrias Criativas pela UFRGS/Itaú Cultural onde pesquisa o impacto da internacionalização do setor de Animação Brasileira na geração de empregos e renda no pais.
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