19 Outubro 2018
Futuro do marketing no mercado exibidor passa pela Digital Signage
A ferramenta tem como objetivo iniciar a experiência sensorial e impactar o consumidor por meio de telas e displays
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A Digital Signage vem revolucionando o mercado do varejo. Com possibilidade de incrementar as vendas por meio de informação, com conteúdo dinâmico e on time e com novas tecnologias surgindo a cada ano – o que faz com que o custo de implementação fique cada vez mais acessível – a ferramenta, que já é parte integrante do mercado varejista, tem como objetivo iniciar a experiência sensorial e impactar o consumidor por meio de telas e displays que exibem conteúdos exclusivos, aspiracionais e de alto impacto na atenção do consumidor.
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É um método rico para amplificar o consumo e tem se mostrado assertivo nas mais diversas áreas. Então, por que não no parque exibidor nacional? Nosso mercado é muito propício ao consumo e à receita e temos como grande facilitador o fato de que o cliente chega até nós sem grandes preocupações, pronto para a diversão e sabendo que o momento de descontração tem um custo – que ele está disposto a pagar.
No caso de multiplex em shopping centers, o gatilho para a compra é ainda maior. Todo o ambiente é projetado para que o cliente se "desarme" e se sinta confortável para consumir. Então, quando passa por dentro do mall e se dirige ao cinema, o consumidor está no seu estado mais propício ao consumo, além de estar relaxado, esperando se divertir. E é neste momento que impactá-lo usando a Digital Signage já na entrada do foyer - com uma linguagem criativa e que converse diretamente com o seu perfil social e etário – traz resultados mais relevantes, principalmente quando pensamos em geração de receita para o complexo.
Pensando nisso, a Rede Cinesystem Cinemas tem estudado maneiras de tornar a Digital Signage uma ferramenta aliada à geração de novas receitas. Temos focado muito em ampliar a experiência e transformar o multiplex em uma extensão da casa do cliente, para que ele se sinta confortável em passar mais tempo no cinema, não só durante o horário de exibição. Mas não podemos esquecer que, para o cinema como negócio, o incremento de vendas tem que ser considerado como um objetivo importante.
A ferramenta é muito rica para impactar o cliente e o cinema em si já é um produto que tem uma certa facilidade de se vender. Mas é preciso unir os diversos setores do mercado para sair das campanhas estáticas e criar peças mais rápidas, que sejam direcionadas ao público que está no local em cada hora do dia. A implementação ideal da Digital Signage passa primeiro por um processo criterioso de avaliação do movimento em cada multiplex. Antes de tentar falar com o seu cliente, você já tentou saber quem ele é? Do que ele gosta? O que chama a atenção dele?
Além disso, só a criatividade não basta. Se o conteúdo for bonito, mas não tiver o objetivo de conversão de venda, se não foi planejado para vender, não vai passar disso: "Um conteúdo bonito". E nós, que trabalhamos com marketing, sabemos que é custoso investir em produção de campanhas. Não dá para deixar de pensar no retorno financeiro que elas vão trazer.
Ainda precisamos estudar muito, avaliar como faremos para que esse método de comunicação com o cliente final, que é tão presente no varejo, se encaixe de maneira perfeita no mercado exibidor, mas o que já sabemos é que, nessa corrida pela comunicação ideal, nosso setor – que está diretamente ligado à diversão, entretenimento e momentos de lazer - sai na frente.
Sherlon Adley
Diretor Comercial e de Marketing da Rede Cinesystem Cinemas
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