21 Julho 2021
Prêmio anunciado pelo Projeto Paradiso e Ventana Sur incentiva pós-produções brasileiras
Compartilhe:
Foi anunciado na primeira semana de julho, em artigo publicado no site Variety, uma chamada para que pós-produções brasileiras de ficção concorram a um prêmio de 10 mil dólares. Fruto de uma parceria entre a organização argentina Ventana Sur e a brasileira Projeto Paradiso, o prêmio será dado aos melhores longas-metragens de produção brasileira. São elegíveis tanto produções feitas majoritariamente no Brasil quanto as feitas minoritariamente no país.
Publicidade fechar X
Com o apoio do Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais (INCAA) e do Marché du Film - Festival de Cannes, a Ventana Sur promove conteúdos audiovisuais latinoamericanos em um evento que junta participantes de cinco continentes. Este evento conta com a participação de representantes das mais importantes redes e plataformas cinematográficas internacionais.
O Projeto Paradiso foi criado para fornecer mecanismos de apoio à indústria brasileira do setor audiovisual. A organização oferece treinamentos, bolsas, workshops, seminários, programas de mentores, e estudos destinados ao desenvolvimento de novas gerações de talentos do setor audiovisual brasileiro. O prêmio de 10 mil dólares faz parte da iniciativa Brasil No Mundo cujo objetivo principal é de aumentar a influência do setor audiovisual brasileiro no cenário mundial.
Após período inicial de crescimento, o setor audiovisual brasileiro continua vivendo um momento difícil, com a pandemia se estendendo por um segundo ano e uma escassez de fundos federais. O prêmio oferecido pelo Projeto Paraíso e Ventana Sur visa trazer motivação e esperança para o talento cinematográfico brasileiro.
Josephine Bourgois, diretora executiva do Instituto Olga Rabinovich, instituto filantrópico que lançou o Projeto Paradiso, comentou no Variety “Como parte de sua missão de fomentar o cinema independente no país, o Projeto Paradiso tem o orgulho de lançar uma iniciativa especial conjunta com seu parceiro argentino Ventana Sur para apoiar a cinematografia brasileira com um prêmio de última hora para trabalhos em andamento que serão apresentado neste mercado tão importante na região". Bernardo Bergeret, co-diretor executivo da Ventana Sur acrescenta: "Mais uma vez, o Projeto Paradiso sinalizou seu firme apoio na busca pelo desenvolvimento do setor audiovisual brasileiro em nível internacional. Para a Ventana Sur, é uma honra ter sido escolhida pelo Projeto Paradiso para selecionar as obras brasileiras em andamento que podem se beneficiar de uma premiação que, sem dúvida, ajudará a completar a pós-produção do filme vencedor”.
Um júri especial será criado para selecionar o melhor longa-metragem em andamento no Mercado de Cinema de Cannes deste ano. A obra de ficção selecionada receberá o prêmio em dinheiro e uma exibição especial no evento Ventana Sur, que acontecerá em Buenos Aires de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2021.
Victória Ansarah
Analista de Políticas trabalhando com comércio internacional e relações Brasil-EUA para a Brazil California Chamber of Commerce (BCCC). Possui Bacharelado em Relações Internacionais pela University of Southern California (USC). Seus interesses incluem desenvolvimento internacional, igualdade de gênero, e política, economia e sociedade Latino-Americana.
Compartilhe: