Exibidor

Publicidade

Artigo / Tendências e Tecnologia

14 Julho 2021

Infraestrutura Criativa para atrair e impactar

Compartilhe:

Nosso dia a dia está repleto de mensagens, onde algumas passam despercebidas e outras são “instagramáveis”.

Publicidade fechar X

Com a volta gradativa da circulação usual das pessoas, precisamos atrair a atenção dessa audiência desinteressada, criando atrativos que se destaquem e permaneçam na memória de cada indivíduo e, ainda ser capaz de estimular selfies e postagens nas redes sociais.

Para isso, a interatividade, por meio da percepção e integração de conteúdo mais tecnologia, torna o cotidiano mais atraente, criando um momento para as pessoas pararem e se envolverem.

A revitalização de espaços com conteúdo interativo está por toda parte, mas muitas passam despercebidas por atender apenas às expectativas dos seus idealizadores, quando deveria atentar, em primeiro lugar, ao público a ser impactado. O resultado deve premiar o esforço e investimento além de satisfazer os patrocinadores, mas sem esquecer que tudo isso é para impactar e atrair pessoas.

Uma experiência interativa e envolvente, é sempre um anseio dos profissionais de marketing e do público em geral. O objetivo é transformar corredores ou instalações insossas, que passam despercebidas, em experiências que impactam, informam e divertem. O espaço ganha vida através da união da criatividade, tecnologia e conteúdo, inspirando todos os que circulam, além de qualificar a infraestrutura.

A aplicação deste conceito é praticamente ilimitada, pois com o planejamento correto, todos os projetos ganham vida, seja um hall de entrada, uma parede outrora “invisível”, um corredor de acesso ou, um conjunto de elevadores. Estamos falando de info-entretenimento que aliado ao design interativo, embeleza, impacta, comunica e entretém. Isso tudo agrega valor à infraestrutura e a torna vibrante, como um ponto de referência e informação.

Como implementar um projeto de infraestrutura criativa?

Para cada situação um planejamento específico, definindo e combinando diferentes tecnologias e mídias de impacto. A ação tem que oferecer experiências presenciais e online, pois assim o horizonte de ativação é ampliado exponencialmente, além de ser um convite irresistível, para que o público online se motive a comparecer para uma experiência presencial ou simplesmente replicar o que experimentou.

Estamos trabalhando e aprendendo todos os dias, descobrindo novas oportunidades, construindo alianças e transformando os espaços ao nosso redor. Que tal o lançamento de um novo filme nas paredes da cidade? Ações motivacionais num hall de entrada? Quem sabe a sua marca oferecendo info-entretenimento?

A ação deve ser inteligível para a audiência. Deve ser fácil de compreender e interpretar para quem é o alvo do projeto. Com isso, é possível garantir ações efetivas e experiências satisfatórias para o público, patrocinadores e donos dos espaços.

Infraestrutura criativa é tudo isso, integrar som, imagem, luz, projeção, movimento, cheiro e tudo o que for necessário para oferecer experiências impactantes, no lugar adequado, no momento certo, ao público-alvo.

Estamos vivendo momentos atípicos potencializados por emoções de todos os tipos, para o bem ou nem tanto. A sensibilidade está sendo posta à prova, portanto é o momento certo para exercitar ações de impacto, com projetos que já tenham sido testados ou estejam em curso. Afinal uma boa ideia é aquela que possa ser implementada, caso contrário é um roteiro de ficção, com o agravante de não gerar bilheteria.

Luiz Fernando Morau
Luiz Fernando Morau | morau@integradora.digital

Profissional sênior em infraestrutura, desenvolvimento e integração de soluções no audiovisual, digital cinema, broadcast, games, VR, AR e digital signage. Sócio e CEO da INTEGRADORA DIGITAL

Compartilhe: