Exibidor

Publicidade

Artigo / Criatividade & Conteúdo

06 Julho 2021

Spec ou não, eis a questão...

Compartilhe:

Como vocês devem saber, um roteiro de “Spec” ou, em português, “especulação”, é escrito sem um acordo com uma produtora ou estúdio, ou pelo o roteirista sendo pago pelo trabalho até que seja vendido. É o mesmo que se você construísse uma casa a partir de suas plantas e depois a mostrasse a compradores em potencial para ver se encontraria alguém para comprá-la.

Publicidade fechar X

Os specs mostrarão sua “voz” e talento único. No início de sua busca pela carreira de roteirista, você escreverá muitos specs com a esperança de vendê-los ou usá-los para conseguir um emprego de roteirista. Você terá que lidar com o mercado competitivo de especificações e as chances surpreendentes de vender qualquer coisa neste negócio. A dura realidade é que ninguém dá a mínima para o seu precioso roteiro. Não estou sendo mau ou generalista, mas estou oferecendo um conselho para que você não fique desapontado quando não receber a resposta esmagadora que esperava depois de digitar FADE OUT - THE END, FIM.

Antes de começar um novo spec, pergunte-se por que está escrevendo essa história em particular? Descobri que muitos aspirantes acreditam que só porque concluíram um roteiro, eles esperam que a indústria largue tudo e se importe. A indústria não tem obrigação de ler o seu roteiro, fazer sua opção, comprá-lo ou transformá-lo em um filme. Seu spec, a menos que seja um trabalho remunerado, nunca deve ser pensado como outra coisa senão uma ferramenta em seu arsenal para movê-lo para a frente no campo de jogo.

Um spec permite que você cresça como roteirista, faça algum barulho e faça você ser notado. Estimativas indicam que cerca de 50.000 projetos são registrados no Writers Guild of America todos os anos, então seu roteiro tem enormes probabilidades de não superar, mesmo quando for fantástico. Você pode ser um excelente escritor com um roteiro muito bom, mas saiba que milhares de outros escritores incríveis também estão por aí com bons roteiros que não vendem. A competição nunca foi tão grande, mas tudo bem, basta se concentrar em sua jornada e competir consigo mesmo para ser o melhor roteirista que puder em um determinado momento. Divirta-se sempre com suas histórias, continue aprendendo e crescendo como escritor. Essas disciplinas vão condicioná-lo para quando encontrar a oportunidade e o projeto que irão lançar a sua carreira como um roteirista.

Na Era de Ouro de Hollywood dos anos 1930, o talento trabalhava nos estúdios sob contratos de longo prazo e os roteiristas trabalhavam em equipes. O grande escritor / diretor de comédia maluco Preston Sturges foi o primeiro a quebrar esse molde com seu roteiro original para O Poder e a Glória (1933), considerado o primeiro spec de Hollywood. Foi vendido por uma quantia sem precedentes de dinheiro para qualquer roteirista solo que não tivesse contrato com o estúdio, mas nem todos em Hollywood ficaram felizes com o acordo inovador. Este novo precedente do roteirista solo elevou a reputação de Sturges na indústria cinematográfica, mas também lhe trouxe inimigos. O primeiro grande spec da era do cinema moderno é Butch Cassidy e o Sundance Kid, de William Goldman (1967), que foi vendida por US $400.000. É o equivalente a ajustado pela inflação. Bom dinheiro, se você conseguir vender o seu spec para alguma produtora ou algum estúdio, mas temos que levar em conta que este valor é no mercado americano. Se seu spec vende, você tem sorte e vence as probabilidades. Se não vender, o roteiro pode se tornar uma amostra sólida que pode lhe render um trabalho em alguma sala ou equipe de roteiro. Então, você pode perguntar: “Quais são os prós e os contras de escrever specs? No próximo artigo iremos abordar estes temas.

Carlos Henrique Marques
Carlos Henrique Marques

Carlos Henrique Galvão Marques é Membro da Academia Brasileira de Cinema e membro da AFI - America Film Institute em Hollywood. É escritor, diretor, produtor e ator. Escreveu nove novelas e uma série, entre elas está “As Aventuras de Poliana”, vencedora de melhor novela em 2018. Também escreveu o roteiro do longa metragem “Rosa the Fighter”, vencedor do Cannes Screenplay Contest e recebeu nomeações como melhor roteiro original no Beverly Hills Film Festival e no Burbank Film Festi- val, ambos festivais de Hollywood. Recebeu menção honrosa com o rotei- ro “Henry” no UK Film Festival no Reino Unido e Guinevere como melhor roteiro original no Los Angeles Television Script and Film Festival. “Rosa the Fighter” está em pré produção em Los Angeles e Guinevere começará a ser pré-produzido no segundo semestre de 2022 no Reino Unido.

Compartilhe: