Exibidor

Publicidade

Artigo / Streaming

23 Fevereiro 2021

Novas plataformas estreiam no mercado brasileiro e ampliam as opções de streaming

Compartilhe:

Com as pessoas passando mais tempo dentro de casa devido à pandemia, o número de horas que passamos na frente das telas também aumentou. Uma das atividades que mais cresceram no país foi o streaming de vídeos sob demanda (VOD - Video on Demand). Com o aumento constante em nosso poder de escolha quanto a o que e quando assistir, esse meio de entretenimento continua se popularizando no Brasil e no mundo. Em 2020, os brasileiros passaram mais tempo nas plataformas de streaming comparado ao ano anterior. Em um estudo feito pela App Annie (plataforma de métricas e inteligência analítica), as plataformas de streaming mais utilizadas no Brasil em 2020, em ordem decrescente foram: Netflix, Amazon Prime, Globoplay, Youtube Kids, e Twitch.

Publicidade fechar X

Uma pesquisa realizada em 2020 pela empresa americana MoffettNathanson LLC constatou que dentre assinantes de serviços de streaming no Brasil, 72% usam Netflix, 52% usam Amazon Prime, 39% usam Hulu, 31% Disney Plus, 13% HBO Max, e apenas 8% usam Apple TV. Porém, dentre os poucos usuários da Apple TV, lançada no Brasil em Novembro de 2019, a maioria dos usuários (62%) ainda está no período de utilização gratuita, recebido automaticamente ao comprar um dispositivo Apple. 

Com o advento de novas plataformas no mercado Brasileiro, a “guerra do streaming” se intensifica e as opções para os consumidores aumentam. Será que a popularidade da Netflix, Amazon, e Hulu vão ser impactadas com a chegada e crescente aceitação das novas plataformas? 

O mais novo serviço de streaming a ser lançado no Brasil, a Pluto TV da ViacomCBS, se destacou por ser a grande rival gratuita da Netflix. Lançada no Brasil em Dezembro de 2020, ela já atua em mais de 20 países e conta com 16 canais com curadoria própria, além de canais que retransmitem sua programação ao vivo na plataforma. Com um grande número de canais, a Pluto TV conta com uma grande variedade de séries e filmes, como o filme de ficção científica Star Trek, o programa infantil Rugrats (Os Anjinhos), e o Anime Japonês Naruto Shippuden. 

A próxima plataforma a ser lançada no Brasil será a tão aguardada HBO Max, da Warner Bros. O preço da assinatura ainda não foi revelado, mas a data de estreia no Brasil está prevista para Junho de 2021. Desde que a série “Friends”, uma das séries de maior audiência da televisão americana de todos os tempos, parou de ser exibida na Netflix em 31 de dezembro, todo mundo está pensando - qual será a próxima plataforma a exibir a série? Como ela é uma produção da Warner Bros., ela será uma das séries mais populares que estarão disponíveis na HBO Max. Outros canais que estarão disponíveis na plataforma são Cartoon Network, conteúdos da HBO, New Line, DC, CNN, TNT, TBS, truTV e Adult Swim. Outras produções esperadas, que também estarão disponíveis na HBO Max, são Game of Thrones, South Park e Esquadrão Suicida. Para os apaixonados por longa-metragens, a plataforma terá um atrativo a mais, já que filmes da Warner Bros. “programados para 2021 serão lançados diretamente na plataforma de vídeos HBO Max ao mesmo tempo que nos cinemas nos Estados Unidos”1.

Um outro show que conquistou audiências do mundo inteiro foi a série “The Office”. A série com a maior audiência nos streamings de 2020 foi tirada da Netflix em Dezembro de 2020, depois que a Netflix perdeu os direitos de exibir a série em 2021. A nova plataforma de conteúdo digital Peacock, serviço da NBCUniversal, terá essa série disponível, entre outros, como Two And A Half Men e os filmes da série Velozes e Furiosos. A plataforma estreia no Brasil em 2021 e terá duas modalidades: uma gratuita com anúncios, e outra “Premium” com o dobro do conteúdo. 

 

1 https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2020/12/03/duna-matrix-4-e-todos-os-filmes-de-2021-da-warner-vao-estrear-direto-na-hbo-max-nos-eua.ghtml

Victória Ansarah
Victória Ansarah

Analista de Políticas trabalhando com comércio internacional e relações Brasil-EUA para a Brazil California Chamber of Commerce (BCCC). Possui Bacharelado em Relações Internacionais pela University of Southern California (USC). Seus interesses incluem desenvolvimento internacional, igualdade de gênero, e política, economia e sociedade Latino-Americana.

Compartilhe: