05 Fevereiro 2021
2021 – O ano da vacina para o audiovisual
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Estamos ansiosos com a amplitude de vacinar grande parte da população brasileira neste ano contra a COVID-19, e não somente aqui em terras tropicais, mas no mundo todo. Não importa de qual laboratório será a fórmula, mas sim, que ela permitirá dar vida a todos, além de um resgate profissional e retomada da economia. O audiovisual nacional também precisará de uma “injeção” no setor, em diversas escalas, começando pela positividade de que o futuro nos reserva o melhor.
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Temos profissionais talentosos, cineastas capazes de estimular os mais diversos públicos e mercados. Ano passado, podemos chamar de “aquele que não podemos mencionar”, mas até mesmo num período como este, ainda assim foi possível plantar e colher bons frutos. Tanto que durante o recente Ventana Sur, a Variety disse que 2021, seria visto como ‘nova onda feminina brasileira’ e que tais produções que seriam grandes apostas para os festivais.
Outra dose de ânimo e tendência vai para o marketing, com o video mapping que se tornou mais popular graças à pandemia. Desta forma, ela não poderia nos abandonar em 2021. O vídeo mapping consiste em vídeos que mapeiam a estrutura de uma parede externa, como de prédios e projetam as imagens. Esse formato sempre foi muito utilizado em eventos e intervenções urbanas, porém, com o período que passamos dentro das nossas casas, ela também passou a ser usada para campanhas e ações publicitárias. Este é o momento para aplicar esta técnica para os futuros lançamentos.
Como disse no início do artigo, essa “vacinação” para o mercado é importante, pois, mesmo diante de outras adversidades (políticas e econômicas), precisamos ficar “imunes” a estas mazelas - o setor audiovisual precisa continuar forte e unido.
Outro ponto que eu destaco como item importante para este para a equipe de marketing de distribuição, consiste na amplitude do UGC (user generated content) nas estratégias, que nada mais é do que um conteúdo gerado pelos usuários, ou seja, marcas/ações que geram experiências, desejos e afinidades com os consumidores.
E para animar a equipe de vendas ou para produtores que estão com filmes ou séries “guardados na gaveta”, a dose certamente está na grande procura por novas produções e conteúdos pelas plataformas de streaming como mostrou o Fortune India, em que destaca que a indústria de OTT está otimista quanto às suas perspectivas em 2021.
O mercado é cíclico, em outras palavras, todas as janelas vão se retro alimentando, e consequentemente aqueles detalhes, que precisarem de mais atenção, tomarão força com o tempo. E a janela cinema, virá com força e uma imunização capaz de manter o brilho dos amantes da sétima arte. Então prepara a pipoca, porque em breve a sessão vai começar!
Guilherme Mendes Ayala
CEO da Dodô Filmes. Formado em Propaganda e Publicidade, o executivo é colunista no The Huffington Post Brasil. Foi Gerente de Marketing na O2 Filmes, atuou como Coordenador de Comunicação e Marketing na PlayArte Pictures. Esteve por mais de 6 anos à frente dos veículos Alpha FM, 89 FM e Revista Exclusive, como Chefe de Redação.
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