21 Janeiro 2021
Em ambiente desafiador, Spcine lança novo manual para atrair produções estrangeiras
Compartilhe:
A Spcine, principal órgão de cinema e audiovisual da Cidade de São Paulo, lançou no mês passado um manual para produtores estrangeiros que tenham interesse em filmar em São Paulo.
Publicidade fechar X
O manual, escrito em três capítulos, está disponível somente em inglês, e oferece diretrizes para empresas de produção estrangeiras melhor entenderem a logística necessária e os benefícios de realizar filmagens em São Paulo.
O primeiro capítulo, chamado "São Paulo”, apresenta a cidade e mostra suas características mais atrativas para o cinema, como a diversidade da população, a infraestrutura audiovisual, e a riqueza cultural de sua arquitetura. O capítulo também dá exemplos recentes de produções brasileiras e estrangeiras de bastante sucesso que filmaram na cidade como “Black Mirror” e “Sintonia”.
O capítulo seguinte fala sobre o papel da Spcine na indústria cinematográfica brasileira, focando em um de seus principais departamentos, o São Paulo Film Commission (SPFilm). O SPFilm, o segundo maior film commission da América Latina, é o responsável pela concessão de autorizações de filmagens e produções na cidade e ainda possui programas de apoio a grupos interessados em utilizar São Paulo como cenário de seus filmes. Esse capítulo ainda descreve em detalhes, o programa pioneiro da Spcine, lançado em dezembro de 2019, que oferece cash rebates (reembolsos) para produções nacionais e internacionais que pretendem filmar na cidade de São Paulo.
Em seu capítulo final, chamado “Filmando em São Paulo”, o manual detalha aspectos logísticos importantes que produtores internacionais devem levar em consideração quando forem filmar na cidade. Alguns tópicos cobertos neste capítulo são os vistos requeridos para equipes internacionais, além de impostos, direitos trabalhistas e outras leis que se aplicam especificamente ao setor cinematográfico. O guia termina descrevendo aspectos do dia-a-dia paulistano como o rodízio de carros, além de informações sobre o clima, transporte público, e segurança.
O manual inclui imagens de alta resolução do Theatro Municipal de São Paulo, Avenida Paulista, Edificio Italia, Beco do Batman, bairro liberdade e outros locais que capturam a energia da cidade.
Este manual surge em um momento desafiador no mercado cinematográfico e audiovisual, porém cria uma oportunidade única para atrair cada vez mais produções estrangeiras para o Brasil. Com produções estrangeiras bem sucedidas e de grande orçamento sendo recentemente filmadas na cidade de São Paulo (Conquest, Sense8, etc.), o timing do lançamento não poderia ser melhor. Com mil filmagens por ano1 sendo registradas na cidade, o manual está alinhado com os atuais objetivos da Spcine e tem tudo para aumentar o número de produções bem sucedidas na cidade.
Este manual é um par perfeito para o programa de cash rebate lançado pela Spcine no final de 2019, cujo objetivo era também de atrair produções estrangeiras para o Brasil. Ele pode servir como um guia inicial para produções que tenham interesse em participar do programa.
Um guia prático e conciso com todas as informações preliminares necessárias, responde as primeiras dúvidas de produtores internacionais. Pessoas interessadas em acessar o manual da Spcine podem encontrá-lo aqui.
Victória Ansarah
Analista de Políticas trabalhando com comércio internacional e relações Brasil-EUA para a Brazil California Chamber of Commerce (BCCC). Possui Bacharelado em Relações Internacionais pela University of Southern California (USC). Seus interesses incluem desenvolvimento internacional, igualdade de gênero, e política, economia e sociedade Latino-Americana.
Compartilhe: