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Artigo / Audiovisual

11 Dezembro 2020

O sucesso pertence aos que nunca desistem

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Não é novidade que 2020 esta sendo um ano, que para muitos, poderia ter passado despercebido. Mostrou que todos os cenários desenhados e projetados em anos anteriores para o presente, precisaram ser readaptados ou colocados para um outro momento, fazendo com que muitos abrissem a pasta no desktop do “PLANO B”. Em breve, o ano estará chegando ao fim, para então dizermos um “ufa, next” e desejar que em 2021, possamos plantar novos e bons  resultados.

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Gostaria de indicar uma obra literária que li neste período, e que serve de motivação para todas as áreas profissionais, no caso “Winston Churchill – Uma Vida” Vol 1 e 2 (Editora Leya e Casa da Palavra, respectivamente), escrito pelo biógrafo oficial de Churchill, o historiador Martin Gilbert. Adaptar o livro, para a nossa realidade atual é um válido instrumento de aprendizado, pois, Churchill era um homem de inteligência sublime e destaco aqui uma frase, que possui conexão direta com o tema deste artigo: “O sucesso não é definitivo, e o fracasso não é fatal: o que importa é a coragem para seguir em frente.”

Não precisamos evidenciar a queda dos números de bilheteria, ou o quanto o mercado mundial está em crise, isso não é novidade. Mas o que preciso expor aqui, são estratégias que estão refletindo de forma positiva no cenário exibidor e audiovisual como um todo. Foi incrível ver a Cinesystem inaugurando salas no Brás e Morumbi, como é inspirador a Belas Artes teve sucesso na venda de ingressos ou até mesmo o anúncio do governo de São Paulo em termos futuramente um dos maiores cinemas a céu aberto. São notícias positivas e fatos que destacam que ainda temos oportunidade de colher bons frutos.

É necessário analisar até mesmo o que acontece mundo afora com outros olhos, como no caso dos EUA, em que a Warner anunciou que todos os seus lançamentos marcados para 2021, inclusos Duna e Matrix 4, serão lançados nos cinemas e em sua plataforma de streaming, HBO Max, simultaneamente. Ao todo, serão 17 títulos do estúdio que terão seus lançamentos impactados.

Nitidamente é uma estratégia paliativa de exibir o que possui em seu catálogo nesse estilo, e claro, uma maneira de aliviar a cadeia de distribuição em que ele está envolvido. Para se ter uma ideia, o longa Mulher-Maravilha 1984, que estreia em 25 de dezembro tanto na HBO Max quanto nos cinemas dos EUA, por aqui o filme da heroína estreará uma semana antes, no dia 17. Vejo esta antecipação com bons olhos, pois, evidência que todas as janelas são importantes, e que o Brasil é um país que pode mudar positivamente as diversas projeções negativas.

Endosso que não é o melhor dos mundos, mas acredito que o day and date é apenas uma estratégia pontual, curta e direta, até que possamos voltar ao “normal”.

Nesta semana, o Reino Unido tornou-se o primeiro país da Europa, a iniciar a vacinação contra o COVID. Após o anúncio, as ações da Cineworld (segunda maior rede de cinema do mundo) começaram a ter bons resultados, e elevou a autoestima econômica, para que os britânicos possam voltar com força total no 1° semestre de 2021.  E não para por aí, mesmo com as redes de cinema reduzidas no Japão, o longa “Kimetsu No Yaiba: Mugen Train” superou “Titanic” e é agora o segundo filme mais visto na história do cinema Japonês, alcançando a posição em apenas 45 dias, de acordo com o site nipônico Eiga.com

Estas notícias são as provas de que estamos voltando aos poucos, como o restante do mundo. Podemos equilibrar a realidade com a esperança. Que mais cinemas sejam inaugurados, que as bilheterias possam dar resultados satisfatórios para a permanência dos funcionários, capital de giro e que, o streaming seja um aliado para estimular o público no que compete a conteúdo. O cinema é um estilo de vida somado a experiência, logo, não pode ser excluído da vida dos amantes da sétima arte. Então, vamos começar a animar e torcer para um futuro mais positivo e repleto de boas conquistas.

Guilherme Mendes Ayala
Guilherme Mendes Ayala

CEO da Dodô Filmes. Formado em Propaganda e Publicidade, o executivo é colunista no The Huffington Post Brasil. Foi Gerente de Marketing na O2 Filmes, atuou como Coordenador de Comunicação e Marketing na PlayArte Pictures. Esteve por mais de 6 anos à frente dos veículos Alpha FM, 89 FM e Revista Exclusive, como Chefe de Redação.

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