Exibidor

Publicidade

Artigo / Pós-produção

11 Novembro 2020

O novo momento da pós produção no Brasil

Compartilhe:

A produção de filmes e séries está começando a acontecer novamente e os cinemas já estão reabrindo no País. Aos poucos, mesmo sem a vacina contra o Coronavírus, estamos vendo nosso mercado audiovisual avançar, ainda que morosamente. Neste ano o setor não contou com contratações do FSA, o que deixou a maior parte do mercado bastante vulnerável e que, somado a chegada da pandemia, tornou o cenário ainda mais crítico.

Publicidade fechar X

No mercado de pós produção estamos vendo o perfil dos clientes mudar. Na Mistika sentimos muito isso durante esses meses enquanto nossas equipes trabalharam remotamente de suas casas. Em 2020 tivemos poucas produções autorais. Poucos projetos que estavam diretamente ligados a ANCINE, a não ser os que foram contemplados antes de 2018 e que só agora entraram em fase de pós.

O perfil desse novo cliente, que em geral têm sido os canais de TV fechada e as plataformas de streaming, apresenta a necessidade de ter ao seu lado uma equipe bem preparada, atualizada e informada quanto aos processos, serviços e novidades que surgem diariamente no parque de pós produção e VFX.

Hoje quem faz a aprovação dos projetos são esses próprios "players", que nos apontam diariamente como é a prestação de serviços no mercado internacional e qual a qualidade de entrega que eles esperam dos parceiros brasileiros. É uma realidade que estamos vivenciando e sugere uma tendência global.

A qualificação profissional é essencial! Digo isso não somente em respeito a qualidade de entrega dos artistas e dos coordenadores, mas também sobre a forma como se relacionar com os projetos na organização, na comunicação e nos contratos de confidencialidade que tem, inclusive, regras bem rigorosas.

Estamos atentos e focados porque o mundo está passando pelo mesmo momento e a lei da oferta e da procura não tem mais barreiras físicas e de idioma, como acontecia antes. A pandemia nos obrigou a "virtualizar" atendimento, serviços, e acabar de vez com esses entraves já que não podemos esquecer que além de nós, brasileiros, há milhares de chineses, indianos, canadenses...disputando o mesmo espaço.

Apesar de todo esse espírito de "atenção", entendemos aqui uma grande oportunidade para o crescimento da pós e VFX no Brasil, uma vez que o respeito pelo nosso trabalho só vem aumentando e o setor está unido e pronto para esse novo desafio!

Ariadne Mazzetti
Ariadne Mazzetti

Ariadne Mazzetti é sócia diretora da Mistika Post, produtora e representante de Infraestrutura da SIAESP.

Compartilhe: