08 Outubro 2020
A importância dos festivais de cinema
Compartilhe:
Daqui a duas semanas começa o Los Angeles Brazilian Film Festival – LABRFF e esse ano toda a sua programação será online através de uma plataforma inovadora e totalmente interativa. Tão interativa que você pode escolher onde quer se sentar para bater papo com os seus amigos durante a feira de mercado, ou marcar reuniões individuais com quem você quiser. O fato é que existe mais de 3,000 mil festivais de cinema ao redor do mundo, e tudo isso começou em 1932 em Venice na Itália onde existia feiras de artes, dança e peças de teatro; os festivais de cinema conectam os cineastas com os seus fãs, conectam trabalhos de jovens talentos com novas audiências e acima de tudo fomentam a economia local. Inevitavelmente estamos falando de diversidade. E é justamente esse um dos principais objetivos dos festivais de cinema: exibir as diversas histórias que são contadas nesse mundão.
Publicidade fechar X
Festival de cinema é uma parte vital do ecossistema audiovisual e o impacto que ele traz na nossa cultura é fundamental atraindo novas audiências, promovendo turismo local e suas locações, tornando-se plataformas para novos talentos. Os festivais são a primeira janela de exibição de um filme, e é através deles que muitos filmes são licenciados e encontrados. É através de festivais de cinema que os projetos surgem, que coproduções são firmadas, e que pessoas se encontram para falar da sétima arte como um todo. Os festivais ajudam a abrir portas, e se hoje temos o privilégio de conhecer o trabalho de um Quentin Tarantino, dentre outros, é simplesmente por causa de festivais. Além disso, os festivais de cinema conectam o público com os filmes em primeira mão, e os cineastas e produtores podem sentir a receptividade do seu público muito antes do filme ser lançado em salas de cinemas, e muitas vezes o filme não será. Portanto todos os festivais dão oportunidades para a nova geração de cineastas exibirem seus filmes. E para quem ama cinema como eu, costumo dizer que é nos festivais de cinema que encontramos as nossas novas paixões: os filmes.
Meire Fernandes
Meire Fernandes é diretora do Los Angeles Brazilian Film Festival – LABRFF e Criatura Films. Ela é produtora, autora, roteirista e consultora em produção sustentável. Meire recebeu prêmios nos últimos 13 anos pelo Congresso americano na Califórnia pela sua atuação na cidade de Los Angeles representando o cinema Brasileiro. Além disso, esse ano foi condecorada pela Academia de Letras e Artes de Feira de Santana pelos serviços prestados à cultura brasileia e internacional, passando a mesma ao grau de imortalidade.
Compartilhe: