Exibidor

Publicidade

Artigo / Audiovisual

17 Setembro 2020

Max-Flix-Ubi-Plus

Compartilhe:

Numa demonstração não planejada de metalinguagem, aconteceu nessa semana o evento NATPE VIRTUAL Streaming com acesso, via plataforma digital, a palestras e discussões sobre o mercado áudio visual OTT.  Com o sucesso do evento inaugural em 2019, NATPE (Associação Nacional dos Executivos de Programas de Televisão) realizou mais uma vez seu evento focado no mercado de Streaming.  Se no primeiro ano a duração foi de apenas um dia, em 2020 foram 4 dias de evento.

Publicidade fechar X

Chamou atenção a ausência de pesos pesados, como Netflix, Amazon Prime e Disney+. Juntos, eles representam a maior parcela do mercado global e são carros-chefes em número de assinaturas. HBO Max abriu o evento com Michael Quigley (EVP of content aquisition) falando sobre os 30 títulos originais que foram disponibilizados na plataforma desde o lançamento em maio, entre eles o sci-fi Raised by Wolves com os episódios iniciais dirigidos por Ridley Scott. Justice League: The Director's Cut não é necessariamente parte dessa lista de conteúdos originais, mas é ansiosamente aguardado por fãs que pediram nas redes sociais o #SnyderCut. HBO Max já tem planos confirmados para seu lançamento no mercado latino americano e conta com mais de 10.000 horas de programação disponível.

Outro conglomerado com lançamento do formato streaming na América Latina é ViacomCBS. Focando em uma expansão global da divisão digital da empresa, Marc DeBevoise (CDO) e Julie McNamara (EVP) confirmaram que o atual serviço CBS All Access será repaginado e terá o nome alterado para Paramount +.  Serão mais de 30.000 episódios/filmes, incluindo uma série sobre os bastidores da trilogia O Poderoso Chefão. Dentro do grupo ViacomCBS há também outras empresas focadas no modelo OTT. Uma delas, com grande destaque no evento, foi a plataforma gratuita Pluto TV. São mais de 30 milhões de assinaturas em 22 países e lançamento previsto para o Brasil para dezembro. Tom Ryan, CEO da Pluto TV, comentou sobre o crescimento vertiginoso do formato FAST (Free ad-supported Streaming TV) e das grandes parcerias fechadas com empresas como Verizon, LG, SamSung entre outras.

Comprado pela Fox por $440 milhões de dólares, a plataforma Tubi alcançou recentemente o patamar de 33 milhões de usuários mensais ativos (MAU – Monthly Active Users). Adam Lewinson (CCO) confirmou que em junho deste ano foram mais de 200 milhões de horas-conteúdo vistos (TVT – Total Viewing Time) considerando todos os formatos disponíveis. Tubi foi lançado no México em parceria com TV Azteca, expandido suas opções de conteúdos em espanhol.

Há diversas outras opções OTT no mercado americano, como Philo, Shudder, Youtube TV, VRV, Hulu, Fubo, Quibi, Acorn TV, Peacock entre outros. E, por mais que a pandemia não tenha alterado totalmente o mercado, é evidente através dos números apresentados nesta semana, que a quarentena teve grande impacto ao acelerar o processo de migração das TV pagas para os serviços de streaming. E nesse crescimento significativo, Inteligência Artificial é uma das tecnologias mais mencionadas para a interação com milhares de clientes em um ambiente com vasta diversificação de conteúdo. No final, consumidores querem ter controle sobre o que ver, esperam que as tecnologias reconheçam o que eles querem, tenham uma interface cativante e que as recomendações sejam relevantes. Não basta apenas ter, promover ou programar o produto. Nesse novo ambiente competitivo entre serviços streaming, é preciso ser Max-Flix-Ubi-Plus.

Ricardo Bollier
Ricardo Bollier

Profissional com mais de 15 anos de experiência na indústria do entretenimento, tendo passado por empresas globais como Fox Film, Warner Bros, Dolby e D-BOX. Atua nos mercados da América Latina e Estados Unidos, juntando conteúdo, experiências e tecnologia.

Compartilhe: