27 Julho 2020
Mapeamento do Ecossistema de XR no Brasil
Compartilhe:
Artigo escrito em parceria com com Ines Maciel*
Publicidade fechar X
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), através do Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual (CENA), e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciaram nesta semana o início da Pesquisa Mapeamento do Ecossistema XR no Brasil.
Trata-se de uma Pesquisa de pós-doutorado de Ines Maciel, com supervisão de Alessandra Meleiro, que tem como objetivo gerar dados estruturados em Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista que auxiliem na elaboração de políticas públicas e tecnológicas para o desenvolvimento de tecnologias e conteúdos nas áreas de cinema, audiovisual e games.
A ação conta com a parceria de órgãos governamentais e associações do setor, como Spcine, ICAB, BRAVI, XRBR e ABRAGAMES, fortalecendo a conexão da pesquisa com hubs que conectam esse ecossistema. A coleta de dados será online e terá a duração de um mês, com início em julho e término em agosto 2020.
Nesta etapa, a ação mapeia o interesse de empresas das áreas citadas em desenvolver conteúdos XR, identifica empresas que já possuam projetos ou que estão iniciando sua atuação nos desenvolvimento de conteúdos XR, levanta demandas específicas dessas empresas em termos de financiamento público para o setor, além de identificar o impacto do COVID-19 no desenvolvimento dessas empresas.
A pesquisa reunirá dados quantitativos e qualitativos a partir de contatos com representantes de associações e comunidades de desenvolvedores em todo o Brasil, buscando estabelecer um diálogo com criadores, empresas publicadoras e desenvolvedores de plataformas, além de fomentar o desenvolvimento de uma rede colaborativa entre profissionais e empresas do ramo.
As tecnologias e conteúdos na área de Realidade Mista emergem no ambiente da indústria criativa como um nicho que está sendo construído a partir de um ecossistema pautado na inovação. Apesar de existirem profissionais especializados, empresas brasileiras de nível internacional e um grande mercado potencial, a pluralidade de tecnologias e conteúdos cria uma crescente dificuldade na classificação de técnicas e suas aplicações, prejudicando o estabelecimento de uma estrutura conceitual que sirva de base para o estabelecimento de marcos regulatórios para o setor.
Dessa forma, esperamos que produtos resultantes desse mapeamento (perfis das empresas, principais formas de financiamento, percepção de mercado e pesquisa e desenvolvimento), possam contribuir para potencializar as relações de colaboração e coprodução entre universidades, empresas e poder público, visando o desenvolvimento de um ciclo virtuoso capaz de auxiliar na elaboração de políticas públicas para o setor, viabilização de novos projetos e avanço na C&T.
Para alcançar estes objetivos, convidamos a todas as empresas e profissionais que atuam – ou desejem atuar - nas áreas de Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Realidade Mista, a responder o seguinte questionário até dia 08/08/2020: https://pt.surveymonkey.com/r/8HFBY6C.
Para saber mais, acesse https://www.cena.ufscar.br/mapeamento-do-ecossistema-de-realidade-mista-no-brasil/,
*Inês Maciel é Doutora em Engenharia pela COPPE/UFRJ e pesquisadora do Mestrado Profissional - PPGMC/ECO-UFRJ no segmento de narrativas imersivas e Cinematic VR. Atualmente, desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado denominada “Mapeamento do Ecossistema XR no Brasil", junto ao Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar, associado ao grupo de pesquisa CENA, sob a supervisão da Profa. Alessandra Meleiro.
Alessandra Meleiro
Pós-doutorado junto à University of London e Professora do Bacharelado em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos. Presidente do IC – Instituto das Indústrias Criativas, membro da UNCTAD/ONU. Foi Presidente do FORCINE entre 2016-2020. Autora de 09 livros sobre cinema mundial, políticas e indústria audiovisual. Atuou como Research Fellow na Dinamarca junto à Aarhus University (2014-2018) e VIA University/ School of Business, Technology and Creative Industries (2020) e como Consultora de empresas como Netflix Brasil, Itaú Cultural, Anima Mundi/JLeiva, dentre outras.
Compartilhe: