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Artigo / Captação

10 Julho 2020

Primeiro incentivo à atração de filmagens do Brasil surge em momento desafiador do mercado

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Artigo escrito em colaboração com Fabio Cesnik, vice presidente de Relações Institucionais da Brazil California Chamber of Commerce.

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Em Dezembro de 2019, a presidente da Spcine, Laís Bodansky, anunciou que o órgão iria implementar um programa único que oferece cash rebate (reembolso) para produções nacionais e internacionais que sejam filmadas na cidade de São Paulo. Meses depois o programa se confirmou por um decreto do Prefeito Municipal e chamou atenção de produtores do mundo todo sobre as possibilidades de parceria com São Paulo. O assunto ganhou destaque em todos os veículos de comunicação do Brasil e da Califórnia (Variety etc). 

Segundo Luiz Toledo, diretor de parcerias estratégicas da Spcine, a motivação principal para o órgão criar este programa foi para promover e ampliar a imagem de São Paulo e colocar a cidade em harmonia com outros 97 governos nacionais e locais em todo o mundo, como Portugal, Estados Unidos, Colômbia, Canadá e Madri, que já utilizam o mecanismo de atração a filmagens. Ele acrescentou que o programa trará muitos benefícios para a cidade sob a forma de geração de empregos e atração de investimentos para o setor audiovisual, fortemente impactado pela covid-19.

O programa consiste de um total de cinco módulos, de acordo com o grau de envolvimento com a cidade e incentivos. Os três primeiros incluem um cash rebate de 20 a 30% com um gasto mínimo de R$2 milhões. O quarto módulo inclui financiamento parcial para produções estrangeiras que queiram incluir São Paulo na narrativa de filmes e séries, e não precisam ser filmadas na cidade. Já o quinto módulo, custeia missões de prospecção para produções internacionais com forte interesse de filmar em São Paulo.

Embora este seja o primeiro programa desse tipo no Brasil, Toledo acrescenta que ele é inovador em uma escala global por incentivar a contratação de profissionais locais, garantir emprego de profissionais em caso de pandemias, comprometer em zerar a produção de carbono gerada pelas filmagens, contemplar obras seriadas de curto formato, e valorizar produções com profissionais negros e mulheres em posição de liderança. 

Nos EUA, onde se localiza a sede da Brazil California Chamber of Commerce, existem incentivos financeiros sob a forma de créditos fiscais (tax credits). Fruto de inspiração para o programa da Spcine, estados americanos estimulam uma indústria de produção que leva em consideração o estímulo da atividade econômica no Estado, geração de emprego e renda.

Este programa tem tudo para dar certo com o potencial enorme que a cidade de São Paulo tem no setor audiovisual. Além de ser a capital financeira, cultural, e tecnológica do país, São Paulo tem a segunda maior Film Commission da América Latina. Recentemente, mega-produções sendo exibidas na Netflix como “Black Mirror”, “Sense8”, e “Conquest”, produzida pelo ator Keanu Reeves, foram filmadas em São Paulo com o apoio da São Paulo Film Commission. 

A cidade conta com ampla diversidade tanto na paisagem urbana quanto na diversidade racial da população. Toledo acrescenta que São Paulo conta também com infraestrutura confiável e profissionais do setor audiovisual altamente capacitados para atender grandes produções. Desde 2016, mais de 4 mil obras audiovisuais foram filmadas em São Paulo, gerando mais de 87 mil postos de trabalho e R$ 1,7 bilhão de reais em orçamentos.

Audiências públicas para o novo programa ocorreram nos últimos meses e Toledo disse que a recepção foi amplamente positiva tanto pelo setor internacional, quanto pelos profissionais brasileiros. 

Victória Ansarah
Victória Ansarah

Analista de Políticas trabalhando com comércio internacional e relações Brasil-EUA para a Brazil California Chamber of Commerce (BCCC). Possui Bacharelado em Relações Internacionais pela University of Southern California (USC). Seus interesses incluem desenvolvimento internacional, igualdade de gênero, e política, economia e sociedade Latino-Americana.

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