Exibidor

Publicidade

Artigo / Pós-Produção

13 Julho 2020

A Importância da Pós Produção Audiovisual

Compartilhe:

Olá! Quero aproveitar este espaço que a Revista Exibidor gentilmente nos cede aqui, para falar de um assunto que me diz respeito há quase vinte anos: a pós produção do audiovisual brasileiro. Muito Prazer! Eu sou a Ariadne Mazzetti, diretora comercial da Mistika Post e esta é a primeira vez que estou articulando um texto sobre meu ofício, que por acaso, é uma grande paixão também.

Publicidade fechar X

Mas, afinal, o que a pós produção? A pós produção audiovisual ou a finalização é tudo o que sucede a montagem de um projeto. A partir do corte final, o que vem a seguir são sonhos impalpáveis, quase imperceptíveis, mas que fazem total diferença quando esse filho nasce.

Quem não se surpreende ao ver aquela cena que se passa no século V e que não se nota que precisou de muito efeitos para estar lá - os chamados "efeitos invisíveis"? Um filme tomando corpo com uma nova possibilidade de cor? Ou mesmo quando conseguimos entender a espacialidade do som e a linda trilha que ele traz? Pois é. Isso é a pós produção.

E a pós produção está presente também durante o período das filmagens, quando um supervisor de VFX recebe o storyboard, o roteiro e consegue auxiliar o produtor em suas cenas de efeitos. Essa iniciativa pode, por exemplo, antecipar a realização de efeitos já no set, muitas vezes diminuindo os custos da pós.

Parece estranho tanto didatismo em uma revista especializada em cinema, mas acreditem: não é. Talvez seja para os produtores já familiarizados com o processo, mas nem todos os profissionais têm essa vivência e experiência mais profunda com a pós. Há os que entendam que a pós é um "custo a mais na produção" e não um valor a ser agregado à obra: "Um filme sem roteiro não acontece, mas um filme sem pós, sim '. Já ouvi essa frase, mas ela está mais do que errada: está datada. Nos dias de hoje, a afirmação já não faz qualquer sentido.

A partir de meados dos anos 2000, era o próprio mercado quem determinava a qualidade técnica dos projetos. Entretanto, com a aprovação da Lei 12.485 e com a chegada das plataformas de streaming, os próprios players passaram a fazer o quality control em suas produções ou coproduções - muitas vezes fazendo com que produtores fossem obrigados a refazer uma, duas, três vezes os seus serviços.

Entre esses serviços, o mais sensível: as masters, retrabalhadas até que estivessem dentro do que que havia sido contratado, gerando mais custo. Como sempre diz meu sócio Marcelo Siqueira, atenção redobrada nas letras miúdas dos contratos porque muitas vezes as informações mais importantes estão nelas. Nos tempos que estão chegando, não haverá espaço para nada fora da excelência.

Ariadne Mazzetti
Ariadne Mazzetti

Ariadne Mazzetti é sócia diretora da Mistika Post, produtora e representante de Infraestrutura da SIAESP.

Compartilhe: