25 Junho 2020
Produção Sustentável
Compartilhe:
Como é possível fazermos filmes sem causar danos ao meio ambiente e a nossa produção? Essa é uma reflexão que todos nós devemos fazer antes de começar a produzir um filme ou uma série de TV.
Publicidade fechar X
Todos os anos a indústria do audiovisual de Hollywood desperdiça muitos milhões de dólares com as sobras das suas produções. Nas últimas décadas os estúdios de Los Angeles implementaram departamentos de Sustentabilidade que tem como objetivo fiscalizar e criar as diretrizes para que todas as produções causem o menor impacto possível ao meio ambiente. A sustentabilidade que tanto é discutida nos quatro cantos do mundo faz parte do cotidiano da maioria dos profissionais que trabalham no setor. A palavra de ordem é usar e reutilizar.
É comprovado que uma produção sustentável é capaz de reduzir em até 25% o valor total do orçamento e isso vale para qualquer produção seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Os produtores que optam em fazer as suas produções sustentáveis saem sempre ganhando, não apenas financeiramente, mas acabam ganhando o respeito e admiração de todos os colegas que hoje em dia tem como lema deixar o local onde as suas produções acontecem muito melhor do que encontraram. A produção sustentável de filmes pode não parecer mais um sonho impossível pois podemos incentivar e treinar a nova geração de jovens cineastas para que sejam “ecológicos” e socialmente conscientes.
No entanto para que nossos filmes sejam feitos de forma que criem um ecossistema sustentável de produção de filmes, não podemos continuar trabalhando da maneira convencional embora algumas produtoras não consigam ainda comprar a tecnologia “verde” sofisticada, podemos redesenhar nosso ecossistema de criação e entender o âmago da sustentabilidade através de escolhas diárias. Podemos construir esses princípios “verdes” mesmo na descrição do trabalho de nossos profissionais, equipes, e empresas locais sempre que for possível. É preciso pensar em sustentabilidade sempre que pensamos em geração de conteúdo, seja ele qual for.
Sendo assim, quem sabe na sua próxima produção você e sua equipe consigam plantar uma árvore/planta antes de fechar câmara. O planeta agradece.
Meire Fernandes
Meire Fernandes é diretora do Los Angeles Brazilian Film Festival – LABRFF e Criatura Films. Ela é produtora, autora, roteirista e consultora em produção sustentável. Meire recebeu prêmios nos últimos 13 anos pelo Congresso americano na Califórnia pela sua atuação na cidade de Los Angeles representando o cinema Brasileiro. Além disso, esse ano foi condecorada pela Academia de Letras e Artes de Feira de Santana pelos serviços prestados à cultura brasileia e internacional, passando a mesma ao grau de imortalidade.
Compartilhe: