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Artigo / Distribuição

15 Junho 2020

O nascimento de novas janelas digitais

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Com o isolamento social devido a pandemia mundial do coronavírus, o consumo audiovisual aumentou e se concentrou em casa. Televisão aberta, paga e plataformas digitais tiveram um grande aumento de assinantes e espectadores, ávidos por assistir filmes e séries.

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Reparei que não houve muita criatividade desses players nos últimos três meses, tanto em termos de grade como de inovação, ainda são poucos os programas ou ações diferenciadas e interessantes, ou programações com novos focos – como mostra de cinema afro ou documentários políticos sobre fascismo, para dar dois exemplos.

O cinema é uma janela que está paralisada completamente no momento do isolamento social, e será uma das últimas atividades a retornar. Mas mantém seu valor fundamental de estreia para os filmes e investimento na promoção, e também de experiência social compartilhada.

Enquanto a maioria das salas seguem fechadas, na Europa e nos Estados Unidos vários players de mercado (exibidores, canais de televisão, plataformas digitais, políticas públicas) se uniram para pensar em oportunidades para fomentarem os cinemas e garantirem que retornarão, principalmente os exibidores independentes.

E daí está nascendo o THVOD – Theatrical Video On Demand, uma mídia nova onde a janela cinema é digitalizada. Para ela ser considerada válida, é necessário que seja uma ação de uma sala de cinema existente fisicamente e conhecida no mercado, mas atuando no meio digital. E dela, já existem variações como o FVOD – para festivais atuarem no meio digital, também atrelado a um festival físico e conhecido do mercado.

Claro que a experiência social e comunitária de compartilhar uma história em uma tela enorme, com imagem e som excepcional, no escuro e com estranhos, não existirá. Mas é um caminho inteligente e interessante de salvar e valorizar os exibidores e fomentar que sobrevivam.

Barbara Sturm
Barbara Sturm

É diretora de conteúdo na distribuidora Elo Company, professora do curso de planejamento estratégico no Centro Cultural B_arco e membro do coletivo Asas

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